Bonecos da coleta seletiva e do mosquito da dengue e música chamaram a atenção dos moradores.
Agentes ambientais e da saúde da Prefeitura de São José dos Pinhais se reuniram nesta quarta-feira (25) para promover um mutirão contra a dengue no bairro Quissisana. O trabalho conjunto tem como objetivo reduzir o número de locais que são propícios para o surgimento das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente disponibilizou máquinas e caminhões de coleta de lixo, que durante todo o dia percorreram as ruas do Quissisana retirando lixo e entulhos acumulados. Esses materiais, expostos a céu aberto, estão sujeitos a receber água da chuva e, consequentemente, tornarem-se depósito de água parada – condição ideal para a criação do mosquito da dengue.
Os agentes comunitários de saúde e os agentes comunitários de endemias da Secretaria Municipal de Saúde fizeram inspeções de rotina nas residências, entregaram material informativo e orientaram a população sobre os cuidados necessários para evitar o aparecimento de focos do mosquito. Eles também distribuíram os sacos verdes da Secretaria de Meio Ambiente, destinados ao material reciclável.
Lixos e entulhos foram removidos das ruas do bairro Quissisana.
“Embora em São José dos Pinhais não tenham ocorrido casos de dengue contraídos dentro do município, queremos eliminar os focos das larvas”, explica a coordenadora da Vigilância Sanitária, Elaine Castro Neves. “O bairro foi escolhido especificamente por causa da proximidade com o Contorno Sul, que faz com que ele tenha maior contato com outras regiões do país onde existe a doença”, complementa.
Quintiliana Divair da Rocha, de 42 anos, mora no Quissisana há 20 anos e aprovou o mutirão contra a dengue. “Em casa costumamos cuidar sempre, porque tem crianças, mas aqui perto sempre tem muitos entulhos que as pessoas jogam”, afirma Quintiliana.
Estefani Laís Franco da Silva, de 23 anos, também ficou satisfeita com o trabalho da Prefeitura. “Normalmente a gente não deixa garrafas e pneus com água parada. É bem interessante a iniciativa porque a gente não sabe se os outros também cuidam”, comenta Estefani.
Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário