Publicidade

sábado, 28 de abril de 2012

Prefeitura e FAMEC orientam sobre Imposto de Renda nesta sexta e sábado

Contribuinte Marcelo Correa Czuy, tira dúvidas com o professor e coordenador do Curso de Ciencias Contábeis da FAMEC, Edson Azanha

Professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metropolitana de Curitiba (FAMEC) orientam contribuintes que têm dúvidas sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda, que deve ser entregue até segunda-feira (30).

A orientação ocorre num estande em frente ao Museu Atílio Rocco, no calçadão da Rua XV, em São José dos Pinhais, nesta sexta-feira (27), das 09h às 17h, e sábado (28), 09h às 13h. 

De acordo com Elisabete Ravaglio, professora de Ciências Contábeis da FAMEC, o objetivo da ação é o esclarecimento ao público, que às vezes, por não compreender o processo, deixa para a última hora e até mesmo deixa de fazer a declaração. “Em muitos casos são pessoas que têm imposto a restituir. Ao não fazer a declaração elas deixam de receber essa diferença e sofrem prejuízo”, comenta a professora.

Ainda de acordo com a professora Elizabete, uma informação que muita gente tem dúvidas é sobre a inclusão da comprovação de gastos com saúde e educação. Segundo ela, o próprio fato do usuário contribuinte solicitar o comprovante dos serviços, já gera um reflexo positivo, pois assim o prestador de serviços também contribui, revertendo em benefícios públicos para todos. “São muitos os exemplos de benefícios que a população têm, com a arrecadação da contribuição pelo Estado. Um deles é a farmácia popular, em que milhares de pessoas têm acesso a medicamentos adquiridos com esses recursos. Mas também temos todo o sistema público, como segurança e educação, que têm como fonte a nossa contribuição”, exemplifica.

Manoel Amantino Fernandes, aposentado, passava pelo calçadão e aproveitou para tirar algumas dúvidas. Ele se certificou de que é isento da declaração e por isso não é obrigado a declarar, mas se preferir pode fazer.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Edson Azanha, explica que isentos de baixa renda podem fazer a declaração para comprovar essa condição, inclusive para pleitearem benefícios junto a programas do Governo Federal, que tem linhas de crédito específicas para cada faixa de renda. “A declaração é obrigatória acima de R$ 23.490, no entanto, não impede que quem ganhe menos a faça, inclusive, muitas vezes tendo algum valor a receber em restituição”, reforça.

Marcelo Correa Czuy, profissional do setor automotivo, já havia preenchido a declaração, mas estava com dúvidas sobre como declarar uma propriedade que adquiriu recentemente, por ainda estar pagando as prestações financiadas. “Tive dúvidas e insegurança, principalmente por pensar que poderia ter algum prejuízo, caso informasse algo a mais ou a menos. Mas esclareci e considero este trabalho muito útil, ainda mais sendo gratuito”, disse Marcelo.

De acordo com o professor Edson, toda a pessoa que possui CPF pode fazer a declaração, mesmo que não tenha uma renda formal. Existem campos para que os rendimentos informais também sejam declarados e aqueles que desejarem fazer, estarão fazendo uma prestação de contas que pode comprovar sua movimentação financeira, mesmo que informal, ou servir como comprovante de que a pessoa não tem renda.

Foto: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário