Publicidade

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Trabalho em Horta Comunitária é terapia para crianças em SJP

A Secretaria de Agricultura forneceu mudas e adubos 

A Prefeitura de São José dos Pinhais inaugurou neste domingo (29) junto com a comunidade do bairro Cidade Jardim uma horta comunitária, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas. A Secretaria Municipal de Agricultura forneceu as mudas de hortaliças, adubos e disponibilizou os técnicos para a preparação do solo.

Fundada em 1996, a entidade espírita é voltada para estudos filosóficos e trabalhos sociais em benefício à comunidade, que recebe instruções tanto no sentido espiritual como material. De acordo com Júlio César Possebom, diretor da instituição, o principal objetivo da implantação da horta é desenvolver a consciência das pessoas sobre hábitos alimentares e meio ambiente.

Secretário de Agricultura, João Teixeira ao lado das hortas comunitárias

“A horta é uma espécie de terapia, principalmente para as crianças e adolescentes de 2 e 16 anos da Casa Lar, instituição vizinha à nossa. Elas só saem para a escola e procedimentos médicos, e assim podem interagir conosco, realizar o plantio e colheita de verduras que levam para a casa e obter bem-estar”, disse Júlio. Cada canteiro é cuidado por uma das crianças e recebe plaquinhas com o nome do responsável.

“A Secretaria de Agricultura acompanha o desenvolvimento da horta e subsidia a comunidade com os serviços como a elevação dos canteiros e correção periódica do solo. Também fornecemos mudas também para que sejam levadas para casa”, explicou o secretário de Agricultura, João Teixeira.

As Hortas Comunitárias são um projeto já consolidado em São José dos Pinhais. Em novembro de 2011, a Secretaria Municipal de Agricultura inaugurou no Jardim Marambaia a horta de número 50 do município. 

Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário