Publicidade

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Fisioterapia nos bairros facilita a vida da população

A fisioterapeuta Jovana acompanha a melhora de Valdete, após oito meses de tratamento.

Uma das maiores preocupações da Prefeitura de São José dos Pinhais é tornar os serviços de saúde mais próximos e acessíveis à população. Assim também acontece com a fisioterapia - somente em 2011 mais de 16 mil atendimentos da área foram realizados. 

A atenção especializada no município, da qual faz parte a fisioterapia, teve um aumento expressivo de atendimentos nos últimos anos. O número de procedimentos especializados ambulatoriais, que incluem consultas, exames, hemodiálise, fisioterapia, exames auditivos e outros, cresceram mais de 240% em um período de três anos. Em 2008 pouco mais de 292 mil procedimentos dessa espécie foram realizados; enquanto em 2011 esse número passou de 1 milhão. 

No bairro Guatupê, por exemplo, até um ano e meio atrás não havia fisioterapia dentro da própria região. Os pacientes eram encaminhados para fazer o tratamento na Vila Braga, pertencente à regional de saúde do Centro. Com o término das obras da sede da regional Guatupê/Ipê, os moradores não precisam mais se deslocar tanto para serem atendidos. “A procura hoje até aumentou, porque havia muita desistência em virtude do deslocamento. Hoje são feitos cerca de 40 atendimentos de fisioterapia por semana aqui”, conta a coordenadora da regional de saúde do Guatupê/Ipê, Débora Ferreira Chemin. 

Há cerca de oito meses, Valdete Pereira Lemos, de 51 anos, sofreu um derrame. Por conta disso, descobriu sofrer de bico de papagaio e artrose. Desde o princípio do tratamento, Valdete é paciente da fisioterapeuta Jovana Genoefa Lobo Pallu. “Ele chegou aqui de cadeira de rodas e hoje já está andando sozinho”, conta. “A gente tem que aprender tudo de novo”, desabafa Valdete, que mostrou-se contente com o tratamento. 

Foto: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário