Publicidade

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Ministério Público aprova ações de SJP no combate à violência contra crianças e adolescentes

Promotor Murillo Digiàcomo fala a conselheiros tutelares, assistentes sociais e representantes de entidades ligadas ao combate à violência e exploração sexual contra crianças e adolescentes, na Câmara Municipal de Vereadores de SJP

Com elogios do Ministério Público, a Prefeitura de São José dos Pinhais abriu nesta segunda-feira (14) a 7ª Semana Municipal de Prevenção e Enfrentamento da Violência Doméstica e Exploração Sexual Contra a Criança e Adolescente, na Câmara de Vereadores. 

A ação marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que será no próximo dia 18, e teve como palestrante na abertura dos trabalhos, o promotor de justiça do Centro de Apoio Operacional das Promoto­­rias da Criança e do 
Adolescente do Ministério Público do Paraná, Murilo Digiácomo e também a participação da promotora de justiça da Vara de Infância e Juventude da Comarca de São José do Pinhais, Dra. Clemen Sílvia L.P.B. Gomes.

O promotor Digiácomo parabenizou o município por ter desenvolvido uma cartilha contendo o Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Doméstica e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. “Quando chegamos num município que tem um planejamento como este, percebemos que há vontade e ação. É preciso que todos vocês conheçam e dominem o Plano Municipal, para que ele realmente possa ser colocado em prática”, disse o promotor ao público predominantemente de conselheiros tutelares, assistentes sociais e representantes de entidades ligadas ao combate à violência.

Durante a abertura do evento, o secretário de Assistência Social de São José dos Pinhais, Leone do Rocio Leal, destacou a participação e o envolvimento interno da Prefeitura no processo de sensibilização da sociedade e autoridades para o combate da exploração sexual contra crianças e adolescentes. “Este é um trabalho que depende de todas as frentes de combate. Felizmente, nossas secretarias têm toda uma orientação do prefeito Ivan Rodrigues para que atuemos de maneira bastante integrada, tanto internamente, quanto em conjunto com entidades parceiras que apóiam a nós a ao Poder Judiciário. Essa integração faz com que tenhamos bons resultados em situações que já precisam da intervenção do poder público, mas principalmente na prevenção”, observa Leone.

O evento terá como atividades divulgação e distribuição de material com as crianças, Caminhada pela Paz , além de diversas outras orientações preventivas a respeito do tema. As atividades serão descentralizadas e realizadas nos dez Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, em horários alternados. Também haverá palestras com temas como “Amor Filial para as famílias do Grupo Crescer em Família”, e oficinas como “Pratique a Paz”, para as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. 

De acordo com a coordenadora Municipal de Prevenção e Enfrentamento à Violência Doméstica e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Cilmara Tomasoni, as atividades que serão realizadas durante toda esta semana visam uma atuação objetiva, para chamar a atenção de toda a comunidade para o fenômeno da Violência Sexual contra crianças e adolescentes. 

Foto: Sílvio Ramos 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário