
Representantes do trabalho socioambiental realizado com os moradores relocados na primeira etapa das obras de revitalização do Rio Ressaca, em São José dos Pinhais, avaliaram positivamente os resultados da aplicação do projeto até agora.
A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da empresa CJK, executou o trabalho socioambiental nas regiões localizadas na bacia hidrográfica do rio Ressaca. Representantes da Sanepar, da Caixa Econômica, do governo, da comunidade e da PJJ Malucelli – gerenciadora do projeto, também participaram da avaliação do projeto.
O principal objetivo do trabalho é contribuir com a sustentabilidade socioeconômica e ambiental do projeto, por meio da participação comunitária nas fases de elaboração, implementação, avaliação e uso das obras e serviços realizados. “O resultado das ações superou a meta, e com isso, o maior ganho é a qualidade de vida para a população”, afirma a coordenadora do projeto socioambiental do Parque Linear do Rio Ressaca do primeiro trecho.
Alguns dos resultados adquiridos por meio dos quatro módulos trabalhados com os moradores da região foram os seguintes:
- Diminuição do acúmulo de lixo descartado inadequadamente pelas ruas;
- Aumento significativo da separação do lixo nos domicílios;
- Regularização e uso adequado da rede coletora de esgoto;
- Resgate da cultura “Horta Caseira”;
- Garantia de qualidade de vida pela assimilação de novos conceitos: alimentação saudável, cuidados com a saúde, retorno de velhos hábitos familiares em decorrência da alimentação e convivência familiar.
As obras do segundo trecho do Parque Linear do Rio Ressaca estão em fase de licitação.
Fotos: Sílvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário