Publicidade

terça-feira, 15 de maio de 2012

Prefeitura de São José dos Pinhais entrega novos coletes à Guarda Municipal

Guarda Municipal prova novo colete balístico ao lado do Diretor da GM, Altair Mariot 

A Prefeitura de São José dos Pinhais entregou nesta terça-feira (15) os novos coletes balísticos para a Guarda Municipal da cidade. Os 200 novos coletes, disponibilizados já para as pelas equipes de serviço da noite desta terça (15), possuem validade de 5 anos, são mais leves e possuem a mesma resistência que os coletes antigos, permitindo mais mobilidade aos guardas municipais.

O comando da Guarda Municipal realizou, em 19 de janeiro, teste balístico com os equipamentos que estavam em uso, através de tiros de armas de diferentes calibres (revólver 38, pistolas 380, .40 e 9 mm e metralhadora .40). Todos os coletes testados foram aprovados. O teste foi realizado no estande de tiros do 17º Batalhão da Polícia Militar, para comprovar a eficiência dos equipamentos em uso pelos GMs na rua.

A compra dos novos coletes foi licitada em fevereiro. Entretanto, a efetivação da compra só é legalmente possível após a liberação pelo Exército Brasileiro. Esta, apesar da insistência da Secretaria Municipal de Segurança, chegou apenas na última sexta-feira, dia 11 de maio.

O secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, explicou que os coletes dependiam de aprovação para início da fabricação. “Em um acordo com a empresa vencedora da licitação, os coletes já tiveram a fabricação iniciada. Com a aprovação do exército, o trâmite que poderia levar de 30 a 40 dias passou a menos de uma semana”, explicou. “Como estamos submetidos a terceiros, era impossível definir datas precisas para a entrega dos coletes”, finalizou.

Guarda Municipal prova novo colete balístico

Acordo

Durante a manhã e a tarde desta terça, guardas municipais haviam iniciado uma paralisação reivindicando a troca dos coletes balísticos. A Secretaria de Segurança abriu em agosto de 2011 licitação para fabricação de nova remessa, mas a concorrência foi deserta (ninguém se inscreveu) e um novo processo precisou ser aberto.

Embora a Secretaria de Segurança realizasse o trâmite de forma ágil, o Exército demorou 60 dias para aprovar os coletes balísticos.

Guardas municipais envolvidos no movimento de paralisação estiveram em reunião com os secretários de Segurança e Governo, onde houve acordo também sobre outros tópicos. A escala de horário já tem data marcada para nova discussão, as condições de trabalho no no Parque de São José dos Pinhais foram solucionadas com o acesso da Guarda Municipal ao Horto Municipal, estrutura da secretaria de Meio Ambiente, para uso de banheiros e chuveiros.

Etiqueta dos novos coletes balísticos da GM: validade de 5 anos

Melhorias

Desde o início da gestão Ivan Rodrigues, em 2009, a Guarda Municipal de São José dos Pinhais recebeu uma série de benfeitorias; muitas das quais reivindicações dos próprios agentes, tais como:

- Alteração do nível 26 para o nível 46 – o que representou um aumento salarial de aproximadamente 60%, sendo uma das Guardas Municipais mais bem remuneradas do país.

- Pagamento das horas extras e, quando trabalhadas em feriados e dias de descanso do guarda, com adicional de 100%.

- Revogação da licença compulsória imposta aos guardas municipais.

- Implementação do sistema de controle da jornada de trabalho.

- Criação do Departamento de Ensino para a capacitação continuada dos agentes.

- Melhorias das instalações da Secretaria Municipal de Segurança, criação da central de treinamento e de local para condicionamento físico, novo refeitório com mais espaço e novos equipamentos.

- Troca de toda a frota de viaturas, carros novos mais potentes, com direção hidráulica e local adequado para condução de pessoas.

- Uniformes novos confortáveis, para facilitar a mobilidade, desenhados e escolhidos pelos próprios guardas.

- Modernização dos armamentos.

- Mudança nas escalas para que os guardas possam se aperfeiçoar.

- Plano de Cargos e Salários (em andamento).

- Criação de sala de estudos para o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

- Programa de saúde ocupacional e mental.

- Instituição de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Comunicação de Acidentes de Trabalho.

Fotos: Rose Nienkotter
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário