Publicidade

quinta-feira, 31 de maio de 2012

São José dos Pinhais implanta solução definitiva para transporte do lixo

Ao lado de autoridades, Ivan Rodrigues inaugura Estação de Transbordo

O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues inaugurou nesta quarta-feira (30) a Estação de Transbordo de Resíduos Sólidos Domiciliares, localizada no bairro Barro Preto. A estação coleta materiais dos caminhões convencionais de lixo, com médio porte, para caminhões com o triplo da capacidade, para seguirem ao aterro sanitário da Região Metropolitana em Fazenda Rio Grande e liberando os caminhões convencionais para a coleta.

A estação de transbordo foi a solução encontrada pela Prefeitura de São José dos Pinhais para diminuir custos com veículos e mão-de-obra, considerando a distância entre o local da coleta e o destino final para aterragem. De acordo com o prefeito Ivan Rodrigues, a Estação de Transbordo é uma solução de caráter permanente, que deve servir como modelo. “Não podemos tratar o lixo com negligência, aplicando soluções paliativas que acabam se tornando definitivas”, explica.

Outra vantagem é evitar transtornos pelas rodovias, como mau cheiro e multas por excesso de carga (calculada por eixo) nos caminhões coletores, pois há restrição de peso de caminhões que circulam pela BR-116 até o aterro de Fazenda Rio Grande.

Ivan Rodrigues explica funcionamento da Estação de Transbordo

O prefeito explicou também a preocupação técnica de ter uma estação ambientalmente correta. “Com a área de transbordo coberta, geramos pouco chorume e todo ele vai para uma caixa de onde é retirado e vai para uma estação de tratamento”, afirma. A medida evita o aumento de custos com o transporte dos resíduos. “Em Curitiba, sabemos que o custo do transporte do lixo cresceu muito com a mudança do aterro da Caximba para a Fazenda Rio Grande”, afirma.

Bernardino Marques, representando a empresa Magiclean, uma das empresas contratadas pela prefeitura para a coleta de resíduos, afirma que é de conhecimento de todos que a implantação do aterro sanitário da Região Metropolitana em Fazenda Rio Grande é provisória. “Entretanto, com a estrutura da Estação de Transbordo, sabemos que não importa onde seja o novo aterro, isso não afetará a nossa coleta”, detalha.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Edilaine Vieira, afirma que a estrutura da Estação de Transbordo de São José dos Pinhais é a mais moderna da Região Metropolitana de Curitiba, pois a gestão do prefeito Ivan Rodrigues trata a questão do lixo com seriedade e profissionalismo. “A diferença grande está no quanto isso já agilizou a nossa coleta, pois o transbordo melhorou a frequência da coleta de lixo nas residências. Os caminhões já conseguem passar quase sempre nos mesmos horários”, completa.

Caminhão de coleta despeja resíduos no caminhão de transporte

De acordo com Edilaine, em cidades grandes, como Brasília, por exemplo, não há estrutura de aterro sanitário, apenas lixão, e no Rio de Janeiro apenas 42 ruas são atendidas por coleta seletiva. “São José dos Pinhais já possui coleta seletiva em toda a cidade, a melhor central de triagem da Região Metropolitana de Curitiba e agora a melhor central de transbordo”, finaliza.

Aterros sanitários

Desde dezembro de 2010 a destinação dos resíduos sólidos dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba deixou de ser o aterro da Caximba e passou a ser o de Fazenda Rio Grande. A mudança representou um aumento de 11 km na distância para São José dos Pinhais, que fica a 32 do local. A cidade de Curitiba, por exemplo, fica a 35 km do novo aterro e aumentou o custo da coleta em mais de 50% por não dispor de um equipamento desse tipo para otimizar a atividade. Em São José dos Pinhais, a população não paga mais pela coleta de lixo, mesmo com a alteração.

Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário