Publicidade

terça-feira, 1 de maio de 2012

São José dos Pinhais terá censo sobre pessoas com deficiência


A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego de São José dos Pinhais, que tem como secretário Adilson Stuzata, deve anunciar nos próximos dias a realização de um censo municipal da pessoa com deficiência.

Segundo Vilsom Marques da Silva, Coordenador do Programa de Apoio, o qual também preside a Associação dos Deficientes Físicos de São José dos Pinhais, “a Secretaria de Trabalho e Emprego, através do programa de apoio a pessoa com deficiência, está finalizando estudos para o lançamento do censo municipal da pessoa com deficiência, que vai abranger entre outros aspectos, o da saúde, do trabalho e educação”.

Coordena o Programa de Apoio à Pessoa com Deficiencia da Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego.

Crescimento

Segundo Vilsom, o crescimento de São José dos Pinhais obriga a tomada de medidas que visem atendimento igualitário a todas as pessoas.

A Secretaria Municipal do Trabalho e Emprego tem proximidade muito grande com essa população, que ultrapassa o número de quarenta mil pessoas só em nossa cidade, pelo Censo do IBGE de 2010.

Durante o corrente ano, as maiores cidades do Brasil estão realizando o censo municipal, que se iniciou em São Paulo. Em Curitiba, o censo é dirigido pela Secretaria Municipal de Apoio a Pessoa com Deficiência.

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiencia de São Paulo, lançou o censo paulista no incio deste ano e tornou-se exemplo para o resto do país

Divida com o segmento

“Se tivéssemos em São José dos Pinhais o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, certamente outras conquistas aconteceriam. Estamos devendo aos demais municípios do estado essa integração. Somos cobrados pelo COEDE – Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência e já pedi ao prefeito, mas não fui atendido”, reclama Alberto Nogueira, que pertence ao Centro de Vida Independente da Região Metropolitana.

Quanto ao censo que está para iniciar em São José dos Pinhais, embora não esteja embasado nas necessidades encaminhadas pelas lideranças, pode dar inicio a um cadastro amplo no município.

“Vamos ter um dos mais completos bancos de dados entre os municípios brasileiros, pois toda pessoa com deficiência que resida em São José dos Pinhais será contatada. A intenção é que o questionário seja aplicado pelas diversas secretarias do município, entre elas a Secretaria de Saúde através de agentes comunitárias de saúde”, sintetiza Vilsom.

Estatuto

Por outro lado, durante esta semana iniciam-se audiências públicas em vários municípios do Paraná, com referencia à discussão de proposta do Estatuto da Pessoa com Deficiência no Estado do Paraná. A proposta é do vice-governador do estado e secretário de Educação, Flavio Arns.

O Estatuto estará retirando os conflitos de lei existentes, apregoa a inclusão e pretende encaminhar a todos os municípios, ações que visem a completa integração das pessoas com deficiência, inclusive com seus conselhos montados e um censo que registre a situação atual desse segmento.

“Por essa razão, a Secretaria Municipal de Emprego agiliza a realização do Censo Municipal. Assim, quando chegarem às disposições do Estatuto, o Município estará na vanguarda dos acontecimentos”, encerra Vilsom.

Fotos: Divulgação.
Fonte:Alberto Nogueira, Portal Vera Rosa

0 comentários:

Postar um comentário