
SAMU realiza atendimento 24 horas
A Prefeitura de São José dos Pinhais é responsável por bancar e administrar um serviço fundamental, que diariamente salva vidas de são-joseenses: o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
O SAMU faz atendimentos de urgência e emergência 24 horas por dia, em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, em toda a extensão do município de São José dos Pinhais - que é duas vezes e meio maior que Curitiba.
A equipe do SAMU de São José dos Pinhais conta com 11 médicos, 5 enfermeiros, 24 condutores de veículos de urgência e 18 profissionais de saúde (técnicos / auxiliares de enfermagem). Para percorrer as ruas sem perder tempo, há quatro ambulâncias, sendo três básicas compostas pelo condutor e um técnico e/ou auxiliar de enfermagem, e uma unidade móvel avançada que opera com um médico, um enfermeiro e o condutor. O SAMU também auxilia os atendimentos do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) que é operado pelo Corpo de Bombeiros.
O SAMU faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, e é o resultado de uma gestão unificada entre os governos dos Estados e municípios, seus respectivos conselhos e secretarias de saúde. Hoje, o SAMU tem três unidades em Curitiba e região metropolitana: na capital, em São José dos Pinhais e em Campo Largo.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Irvando Luiz Carula, os investimentos de São José dos Pinhais no Samu são constantes. “Mesmo com as parcerias entre governo federal e estadual, a operacionalização é do município, como contratação dos profissionais, pagamento de salários e os investimentos para custear das ambulâncias, que pode chegar à metade do valor repassado” afirma Irvando.
O secretário lembra, porém, que o serviço do SAMU pouco adiantaria se não fossem os investimentos da Prefeitura de São José dos Pinhais em toda a estrutura de saúde, a exemplo da Unidade Pré-Hospitalar Rui Barbosa, que atende 24 horas, e da Unidade de Pronto-Atendimento do Afonso Pena, que já está em construção. “Além de prestar atendimentos através das chamadas pelo 192, o SAMU encaminha os pacientes para a rede de saúde do município, quando necessário, por isso também é que investimos continuamente em toda a rede”, afirmou o secretário. “A manutenção do SAMU não é barata, mas faz parte da determinação do prefeito Ivan Rodrigues para investirmos em todas as áreas da saúde”, completa.

SAMU opera na totalidade de São José dos Pinhais
As ligações para o 192, que são gratuitas, passam primeiramente pela Central de Regulação, que têm um papel fundamental para o resultado positivo do atendimento. A ligação é atendida por técnicos que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações. A Central Reguladora para o SAMU de São José dos Pinhais fica em Curitiba.
No começo da tarde da última segunda-feira (11), os socorristas do SAMU receberam chamado de dentro do posto de atendimento da Copel, no Centro de São José dos Pinhais. Marina de Souza estava na fila quando um senhor ao seu lado sofreu uma queda, e ela imediatamente chamou o Samu. “Nunca usei esse serviço pra mim, mas já chamei para familiares e hoje para este senhor. Pelo que sei o serviço é sempre muito bom”, afirmou Marina.

A Equipe do SAMU possui mais de 50 profissionais para os atendimentos
Poucos minutos depois, colegas de trabalho acionaram o Samu para ajudar a auxiliar de serviços gerais de uma escola municipal, que sofre de diabetes e hipertensão e sentiu-se mal. “Ligamos também para o marido da nossa colega. Mas o Samu chegou primeiro e fez questão de socorrer e encaminhar ela para a UPH. Estão de parabéns”, avalia Roseliane Fátima do Amaral, funcionária da escola.
Segundo Meg Lavorati, técnica em enfermagem da UPH Rui Barbosa, onde fica a base do Samu em São José dos Pinhais, não há como calcular uma média de atendimentos por dia, pois este número oscila a cada dia e a cada período (dia ou noite). “Atendemos de crianças a idosos em todo o município, incluindo área rural e áreas mais afastadas” completa a técnica.
Foto: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário