A Prefeitura de São José dos Pinhais participou da fundação da Cooperativa Agroindustrial dos Agricultores Familiares da Região Sul (Coopescado Sul), no Instituto Emater, em Curitiba.
A Coopescado Sul tem por objetivo dar maior alcance à comercialização do pescado oriundo da agricultura e aquicultura familiar, e também possibilitar a compra de insumos e capacitação técnica em conjunto, diminuindo os custos de produção, alem de buscar crescente organização do setor, viabilizando então a permanência produtiva desta categoria.
A ideia inicial surgiu através da percepção de que as instituições governamentais da região necessitavam de produtos como o peixe, para o programa PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, visando o abastecimento das Redes Municipais de Ensino, iniciado no ano de 2011.
Para João Teixeira da Cruz, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de São José dos Pinhais, a fundação da cooperativa foi uma vitória. “A Coopescado Sul vem ao encontro das atuais necessidades dos aquicultores de nossa cidade e demais municípios e segue a linha de atuação de trabalho de nossa gestão”, afirma o secretário.
Mais de 70 aquicultores estiveram presentes no evento
Segundo João Teixeira, existem pouco mais de 500 propriedades com tanques para a aquicultura cadastradas na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento. Estes produtores já são beneficiados pelo Programa de Piscicultura e entrega de alevinos. “Com as metas e organização da cooperativa, estimamos que este número aumente”, afirma Teixeira, que teve o apoio do engenheiro agrônomo Jandir Alexandro Anghinoni no processo de construção.
Em 2010 foram distribuídos cerca de 118 mil alevinos aos produtores de São José dos Pinhais, e em 2011 pouco mais de 24 mil. Esta diferença numérica se deu ao não cumprimento das normas necessárias para os produtores adquirirem os alevinos e principalmente pela efetividade da cultura sustentável que funciona para muitos piscicultores. Até fevereiro de 2012, já foram entregues 20.400 alevinos. O Programa de Piscicultura fornece um alevino por metro quadrado de tanque seco, e os produtores têm um investimento médio de 50%. Nas últimas entregas o investimento chegou apenas em 20% por parte dos aquicultores.
O evento que criou a cooperativa contou com a presença de municípios da Região Metropolitana de Curitiba e da Região Sul do Paraná, dentre elas São José dos Pinhais, Campo Largo, Bocaiúva do Sul, União da Vitória, Ponta Grossa, Prudentópolis e Araucária, e representantes dos municípios de Massaranduba e Porto União, ambas de Santa Catarina. O superintendente do Ministério da Pesca do Paraná, José Antônio Faria de Brito, também esteve presente na ocasião.
Serviço
Para ser beneficiado pelo Programa de Piscicultura de São José dos Pinhais, o produtor deverá fazer parte do Cadastro Geral de Produtor Rural, e secar totalmente os tanques que vai povoar. Após a secagem, fazer sua inscrição entre 01/08/12 a 15/10/12 na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento
O produtor tem que providenciar os seguintes documentos:
- CPF e RG do produtor e cônjuge, CPF das demais pessoas que moram na propriedade;
- ITR e INCRA,
- Matrícula do Imóvel, Contrato de Arrendamento, documento de posse
CAD-PRO, DAP (ou Declaração Emitida pela Emater ou Sindicato Rural).
Serão fornecidos alevinos de Tilápia, Carpa Capim, Bagre Jundiá e Carpas Filtradoras.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário