Publicidade

sábado, 28 de julho de 2012

Prefeitura de SJP participa de ação educativa no Dia do Motociclista

Uma ação integrada educativa marcou o Dia Nacional do Motociclista na Região Metropolitana de Curitiba. Para orientar os motociclistas, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de São José dos Pinhais, juntamente com o BPTran, Detran, Corpo de Bombeiros, Sintramotos, concessionárias e motoclubes prepararam um evento especial nesta sexta-feira (27), em alusão ao dia.

A ação, no pátio da Havan Parolin, em Curitiba teve consulta de multas, documentação, revisão gratuita, testes de direção e simuladores. Em São José dos Pinhais, são 22.339 motocicletas compondo a frota do município, que passa dos 170 mil. As motos também representam 20% do total da frota de veículos do Paraná.

Josiane Arruda, coordenadora de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, lembrou a importância da conscientização na ação educativa. “Estamos aproveitando a ocasião para lembrar os motofretistas sobre uma legislação que entra em vigor em agosto e deve exigir várias mudanças, a Resolução Nº356/2010”, afirma.

Equipe da Prefeitura de São José dos Pinhais no estande da ação educativa

Além das informações sobre as exigências da resolução, a Secretaria montou um estande no evento, com brincadeiras educativas e distribuição de brindes. O Pacote Surpresa do Trânsito, brincadeira realizada, fazia perguntas sobre legislação aos motociclistas. Josimar de Melo, motociclista de 24 anos de Piraquara, se atrapalhou com as perguntas, mas gostou da brincadeira. “Hoje começo em meu primeiro emprego como motofretista. Estou animado e acredito que as dicas que recebi aqui vão me ajudar muito”, comemora.

Para o secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores Condutores de Veículos Motonetas, Motocicletas e Similares de Curitiba – Sintramotos, Edmilson da Mata, o momento é também de orientação sobre direitos e deveres. “Estamos aqui orientando os motofretistas sobre seu papel como trabalhadores e empregados, pois é uma questão de grande importância”, detalha.

O diretor-geral do Detran, Marcos Traad, explicou que os condutores de motos que trabalham com frete são alvo de uma campanha especial e permanente de educação para o trânsito. “Eles foram inseridos pelo Departamento Nacional de Trânsito em um grupo de risco, pelo grande número de acidentes graves em que estão envolvidos. No Paraná, temos ações educativas de conscientização e parcerias com sindicatos, Polícia Militar e motoclubes”, afirma Traad.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário