Publicidade

sábado, 28 de julho de 2012

São José dos Pinhais realiza semana de prevenção contra hepatites virais

Verônica Gomes, enfermeira da Unidade de Saúde do Afonso Pena, realiza o teste rápido de hepatite B e C no estudante William dos Santos

Usuários de drogas, profissionais do sexo e pessoas com tatuagens ou piercings estão entre os principais focos da Semana de Prevenção contra Hepatites Virais, realizada pela Prefeitura de São José dos Pinhais entre 24 e 28 de julho. Segundo o coordenador do Núcleo de Testagem em Saúde (NUTES) da Secretaria Municipal de Saúde, João Rodrigues Neto, dados epidemiológicos mostram que o município acumulou, desde 2007 até 2012, um total de 83 casos de Hepatite B e 157 casos de Hepatite C em acompanhamento no Núcleo.
“O objetivo da campanha, realizada em dez unidades de saúde da cidade, é detectar precocemente a doença minimizando os riscos das pessoas desenvolverem formas graves da doença pela demora no diagnóstico, colaborando, assim, para a melhoria da qualidade de suas vidas”, explicou Rodrigues Neto.

Antes do lançamento da campanha, o NUTES treinou profissionais da área da saúde, como enfermeiros, técnicos de enfermagem e aqueles que trabalham nas unidades de saúde, além de agentes comunitários. De acordo com a coordenadora da campanha, a enfermeira Renata Scarpin, em um primeiro momento agentes comunitários abordam o público de risco como usuários de drogas, profissionais do sexo e pessoas com tatuagens ou piercings, mas também são realizadas visitas a locais como salões de beleza onde existe a possibilidade de contrair a doença caso os instrumentos utilizados não sejam devidamente esterilizados.

Em seguida, as pessoas são encaminhadas às unidades de saúde para a realização dos testes rápidos e quando é verificada a necessidade, são feitos exames laboratoriais específicos. A partir do resultado, um infectologista define o tratamento ou acompanhamento do paciente.

A campanha tem sido bem aceita pela população e já demonstra resultados positivos. Na unidade de Saúde do Afonso Pena, por exemplo, os 100 kits iniciais, que deveriam ser utilizados em uma semana acabaram em apenas dois dias. ”A procura por exames e orientações foi muito boa. Priorizamos os grupos de risco, mas tivemos também a procura de outras pessoas interessadas no teste”, contou a enfermeira da Unidade de Saúde do Afonso Pena, Verônica Gomes. Um bom exemplo foi e estudante William dos Santos, 19 anos, que foi até unidade para realizar uma consulta com um dentista e aproveitou para fazer o teste rápido de hepatite B e C.

Hepatite – A hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus. As hepatites virais mais comuns no Paraná são A, B e C. Existem ainda o vírus D (na região Amazônica) e o vírus E (Ásia e África). É uma doença que pode levar à cirrose hepática e ao câncer de fígado. Para a hepatite B existe vacina na rede pública, desde o nascimento até os 29 anos. Já para a hepatite C não existe vacina.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário