Ônibus da coleta externa do Hemepar
A oportunidade de doar sangue é o foco de uma campanha que vai mobilizar diversos segmentos profissionais em São José dos Pinhais, de acordo com as datas comemorativas de cada categoria. Nesta quarta-feira (25), o ônibus do Hemepar que realiza a coleta externa de sangue se instalou no estacionamento do Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais, para mais uma mobilização junto aos doadores de sangue no município.
A ação acontece sempre na última quarta-feira de cada mês, mas já está programada uma maior participação a partir de agosto, quando a coleta será feita no dia 29. A ideia é que nas datas comemorativas de cada categoria esses profissionais sejam acionados para doar sangue. Por exemplo, no mês de agosto, seriam convocados os advogados, que comemoram sua data em 11 de agosto, e os corretores de imóveis (27 de agosto).
“Já temos a confirmação da Associação Comercial e Industrial de São José dos Pinhais, e das subseções locais da Ordem dos Advogados do Brasil e Associação Brasileira de Odontologia, além de outras categorias que estão confirmando o interesse em participar”, afirma o jornalista Marcos Aurélio Rosa, que organiza a campanha em parceria com a Prefeitura.
Doadora aproveita a oportunidade de doar sangue, durante a passagem do ônibus de coleta em SJP
No dia de doação de sangue, o ônibus do Hemepar estaciona cedinho e fica disponível das 8h às 17h no pátio do Hospital São José. Os doadores são cadastrados, entrevistados e ainda dão a última confirmação se aceitam fazer a doação, dentro dos critérios de risco que devem ser informados com toda responsabilidade.
De acordo com a enfermeira Magali Zimmermann, responsável pela coleta externa do Hemepar, embora o sangue doado seja testado, é muito importante a consciência das pessoas sobre as suas reais condições de não fazerem parte de grupo de risco de contaminação, pois cientificamente existe o que se chama de janela imunológica, aquela fase de incubação de doenças e que pode oferecer risco a algum paciente mais fragilizado. “Às vezes as pessoas por estarem com algum parente precisando de sangue, insistem em doar, podendo omitir alguma informação que as impeçam de fazê-lo. É preciso que saibam que o sangue do parente doador quase nunca é destinado àquele paciente, e sim que ele já foi atendido com uma reserva e a doação é para compensar o banco”, esclarece.
De acordo com a portaria mais recente do Ministério da Saúde, de junho de 2011, para doar sangue, a pessoa precisa pesar a partir de 50 kg, ter de 16 a 68 anos, (sendo que doadores com 16 e 17 anos, precisam estar acompanhados dos responsáveis durante todo o procedimento), estar com boa saúde e alimentado. Ainda, em caso de apresentar gripe, febre, resfriado, alteração de pressão ou alergias, os técnicos orientam que a doação só seja feita quando a pessoa já tiver superado os sintomas.
Também de acordo com o Art. 473 da Consolidação das Leis Trabalhistas: “O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo de salário, por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada”. Já os funcionários públicos civis e federais, sem qualquer prejuízo, podem se ausentar do serviço por um dia para doação de sangue, sem limite anual de doações (art. 97 da lei nº 8.112/1990). E após três doações anuais é possível pagar meia entrada em cinemas, shows e outros eventos culturais.
Serviço
As categorias que comemoram suas datas nos próximos meses e quiserem agendar a doação, durante a última quarta-feira de cada mês, dentro da campanha, devem enviar e-mail para: pauta@pautasjp.com
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário