Publicidade

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Trilha do Bosque da Usina é caminho alternativo entre terminal e centro de SJP

Julio e Nair trouxeram a filha Denise e a amiga Milena para conhecer o bosque 

Uma trilha entre a vegetação de 330 metros de comprimento, com uma ponte de madeira coberta, liga o centro de São José dos Pinhais ao Terminal Urbano de transporte coletivo. É o Bosque da Usina, um novo espaço para caminhadas em pleno centro centro de São José dos Pinhais, que a população aos poucos começa a descobrir.

É o caso do metalúrgico Julio da Silva e da esposa, Nair, dona de casa, que vieram trazer a filha Denise e a amiga Milena para uma consulta médica e acabaram descobrindo o espaço. “Já estávamos indo embora quando as meninas nos pediram para vir até aqui. Ficamos impressionados com o bosque. A estrutura é muito boa e está muito bem conservada”, afirma Julio.

O Bosque da Usina fica na rua Veríssimo Marques, atrás do Paço Municipal (Prefeitura), e de acordo com o secretário municipal de Urbanismo, Luís Scarpin, ficou abandonado por muitos anos, deixando de ser uma área para o lazer da população para ser um espaço evitado e perigoso. “A comunidade era carente de espaços de lazer. Antes, o Bosque era um local abandonado e sem segurança”, afirmou.

Com a revitalização, o local ganhou pista de caminhada, ciclovia, mesas de xadrez, parquinho infantil, área para descanso e nova iluminação. “Além das estruturas que o bosque já possui, está prevista a inclusão de mais um equipamento de ATI, a Academia da Terceira Idade”, adianta o diretor-geral da Secretaria de Urbanismo, Cervantes Ayres Filho.

O Bosque é mais um local bucólico e agradável para caminhadas implantado recentemente pela Prefeitura, a exemplo do Parque de São José dos Pinhais. E a segurança de quem frequenta ou passa pelo Bosque da Usina atualmente é garantida pela presença da Guarda Municipal, cujo Centro de Ensino também fica nas dependências do Bosque. O Centro de Ensino da Guarda Municipal foi inaugurado em julho deste ano, e tem capacidade para 50 alunos.

Um domingo por mês, até novembro, quem for até o Bosque poderá conhecer todo o tipo de manifestação artística no palco da Culturarte, espaço democrático disponibilizado pela Prefeitura para a arte local e a comunidade. As apresentações acontecerão uma vez por mês, com datas já pré-definidas até novembro, sempre a partir das 13h.

A próxima edição da Culturarte acontece no dia 5 de agosto, e não é necessária inscrição prévia - basta chegar ao local e manifestar a vontade de se apresentar. A Culturarte é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e tem o apoio das secretarias municipais de Esporte e Lazer, Governo e Comunicação.

Foto: Silvio Ramos 
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário