Publicidade

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Central de vacinas muda para espaço mais adequado no Hospital A. Talamini

 Central tem capacidade para 60 mil doses.

A Central de Armazenamento e Distribuição de Vacinas da Prefeitura de São José dos Pinhais está funcionando agora em novo espaço, no Hospital Atílio Talamini. As condições e o equipamento do local garantem a qualidade das doses que são destinadas às regionais de saúde do município.

Na sala de vacinas do Atílio Talamini são armazenadas as doses repassadas à Prefeitura pelo Governo do Estado, até que sejam destinadas às regionais de saúde do município que, por fim, distribuem às unidades básicas de saúde. A Central está equipada com três geladeiras e duas câmaras frias, onde podem ser guardadas um total de 60 mil doses. 

De acordo com a responsável pelo setor de Imunobiológicos da Divisão de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Karen Krast, o novo espaço é mais apropriado para o armazenamento das vacinas, pois não recebe muita luz e tem temperatura adequada. “A área segue as normas de vigilâncias e do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde”, destaca Karen. 

A antiga sala de vacinas ficava em um departamento da Secretaria Municipal de Saúde. Com o crescimento da população e a consequente necessidade do recebimento de mais doses de imunizações o espaço deixou de ser apropriado. “Havia um maior risco de estragar material em virtude das condições”, explica a coordenada. Ela conta ainda que a escolha do Hospital Atílio Talamini como sede da central de vacinas não foi por acaso. “O hospital tem gerador próprio e, em caso de falta de luz, não há perigo de perdermos as vacinas”, complementa. 

Foto: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário