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sábado, 18 de agosto de 2012

SJP forma professores da rede pública para atender crianças especiais

Professores de salas de recurso e gestores participam de formação continuada em SJP

Professores, multiplicadores e gestores de São José dos Pinhais foram capacitados esta semana para melhor atender às crianças especiais do município.

A Formação Continuada em Comunicação Aumentativa e Alternativa para manuseio do software Boardmaker Speaking Dynamically Pro foi ministrada pela coordenadora das salas de recurso multifuncional, Pauline de Sousa, no Gabinete de Gestão Integrada, em São José dos Pinhais.

A formação integra o compromisso assumido por São José dos Pinhais desde 2009, quando firmou convênio com o Governo Federal e passou a ser um dos municípios-pólo do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. Este programa é desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria Municipal de Educação, como apoio à implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

Pauline de Sousa explica que o software alvo da capacitação no curso é parte do equipamento recebido pelos municípios no kit das salas de recursos multifuncionais, feitas para atender crianças especiais. “Para ministrar este curso, fiz um treinamento em Porto Alegre neste ano, com multiplicadores de todo o país”, detalha.

Raquel Alves de Almeida, professora da sala de recursos da Escola Municipal Santa Rita, explica que o recurso audiovisual do software é bom tanto para o aluno, que pode ser atendido em suas dificuldades, quanto para o professor, que tem mais opções para elaborar atividades de acordo com a necessidade de cada criança. Raquel atende 20 crianças na sala de recurso da escola, divididas de acordo com suas necessidades.

O software das salas de recurso tem modelos prontos de aulas, mas durante a capacitação, os professores aprenderam a criar novas pranchas de aulas. O material tecnológico interativo pode ser utilizado em diversas faixas etárias de alunos, desde a alfabetização até os demais estágios da educação.

Alunos fazem atividades na sala de recursos multifuncional, na Escola Municipal Narciso Mendes

Joyce Carlesso, psicopedagoga da Escola Municipal Dulce Cherobim, em Morretes, uma das 33 cidades que fazem parte do polo em que São José dos Pinhais está inserida, será a multiplicadora para pelo menos quatro professores do seu município. “Estamos maravilhadas com a riqueza do programa e já temos várias ideias de planejamento para as aulas”, completa Joyce.

A secretária de Educação, Tânia Galvão, destaca que a inclusão de crianças com necessidades especiais no sistema educacional vem sendo construída há três anos. Desde 2008, as escolas são capacitadas para atender, em todos os níveis de necessidade, o aluno incluído no ensino regular. “Tornar a escola acessível fisicamente é uma das pautas da inclusão. Outra é capacitar os professores para receber e atender crianças com necessidades especiais tratando, inclusive, da flexibilização curricular”, afirma. Em São José dos Pinhais, cerca de 400 crianças com necessidades especiais estão na escola regular. “É um trabalho árduo, no qual se avança a cada dia”, afirma a secretária.

Municípios participantes – Os 33 municípios que compreendem o município-pólo de São José dos Pinhais são: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Antonina, Antonio Olinto, Araucária, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Carlópolis, Colombo, Contenda, Curitiba, Doutor Ulysses, Fazenda Rio Grande, Guaraqueçaba, Guaratuba, Ibaiti, Mandirituba, matinhos, Morretes, Paranaguá, Pinhais, Piraquara, Pontal do Paraná, Quatinguá, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rio Negro, Santana do Itararé, São José da Boa Vista e Tijucas do Sul.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

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