Publicidade

domingo, 26 de agosto de 2012

Território da Paz no Guatupê recebe ação de cidadania das Mulheres da Paz

Comunidade fechou a rua para confraternizar com Mulheres da Paz no Grande Guatupê

Com o objetivo de disseminar a cultura da paz e integrar a comunidade local, as mulheres da paz de São José dos Pinhais realizaram neste sábado (25) a segunda Ação Integrada Comunitária, no Território da Paz do Guatupê.

A missão das Mulheres da Paz é promover a cultura de paz por meio de ações que resgatem a plena cidadania dos jovens dos Territórios de Paz da Borda do Campo e Grande Guatupê. As mesmas ações ocorrerão em breve nos novos Territórios de Paz de São José dos Pinhais nos bairros São Marcos, Iná, Del Rey e Quissisana, todos já aprovados pelo Pronasci, órgão do Ministério da Justiça que coordena e financia os programas de resgate social, em conjunto com as prefeituras municipais.

A ação deste sábado uniu os moradores das Moradias Isaura, no Grande Guatupê, em uma festa na casa da mulher da paz Sandra Segatti, que cedeu o espaço para o evento. Em oito meses trabalhando como Mulher da Paz, Sandra já tem especial apego pelas ações desenvolvidas. “Sempre tento ajudar a comunidade nas questões de saúde. Se alguém precisa de um remédio ou exame diferente, eu faço de tudo para conseguir”, explica Sandra.

Cleia de Oliveira é uma das grandes aliadas das mulheres da paz na comunidade local

De acordo com a gestora do Projeto Mulheres da Paz, Cleusa Lima, o encontro serve para que as pessoas da comunidade passem mensagens de paz em suas apresentações. “Os comerciantes do bairro doaram churrasco, cachorro-quente, refrigerante, frutas e algodão doce para serem distribuídos, e as Mulheres da Paz divulgaram a festa de casa em casa na comunidade”, conta Cleusa.

A doméstica Cleia de Oliveira é uma grande aliada das Mulheres da Paz na comunidade. “Moro aqui há 23 anos e vejo que as pessoas são muito acomodadas, não sabem de seus direitos. Eu sempre pego pesado e brigo quando vejo algo de errado, como criança na rua, problema de segurança ou saúde. Para que as coisas boas aconteçam, alguém precisa puxar o gatilho”, argumenta Cleia.

A rua foi palco de apresentações de dança e shows no Grande Guatupê neste sábado

Para o secretário municipal de Segurança, Marcelo Jugend, que também esteve no evento, este tipo de momento é muito rico. “As Mulheres da Paz estão realizando exatamente o que é seu objetivo na mediação social. Nessa confraternização, estão criando um clima de otimismo, esperança e alegria na comunidade. Estas pessoas, por mais simples que sejam, sabem que também têm direito ao lazer”, detalha Jugend.

A segunda ação integrada de cidadania das Mulheres da Paz e do Protejo contou com atividades de lazer, brinquedos para crianças, apresentação do músico Oza Ventura e da banda Raio de Luz, composta por jovens do Protejo, e apresentação do grupo de dança Shek-Inah. O evento teve apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais.

Fotos: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário