Ônibus da Auto Viação São José (vermelho) e Sanjotur (branco)
As empresas Auto Viação São José e Sanjotur venceram a licitação para o transporte coletivo em São José dos Pinhais. Os grupos já operam no município há muitos anos, respectivamente, desde 1973 e 1980. Em 2008, formaram um consórcio entre as empresas para poderem operar com um único cartão de embarque, utilizado a partir de janeiro de 2011, o que proporcionou a melhor cotação de preços na licitação. A novidade do processo, realizado pela primeira vez na cidade, é a integração interna para os passageiros das linhas que começa segunda (24).
Na última terça (18), a Prefeitura e as empresas vencedoras do processo assinaram a ordem de serviço para iniciar o novo período de administração dos ônibus da cidade. A integração se dá por meio do cartão Vale Eletrônico Municipal (VEM), que pode ser feito gratuitamente por qualquer usuário dos ônibus e permitirá ao passageiro pegar uma segunda condução em um prazo de até uma hora. Atualmente, paga-se 50% do valor no segundo ônibus.
Serviço público
Os serviços do sistema de transporte coletivo de passageiros serão concedidos por 15 anos, podendo ser prorrogados por mais dez anos, se for de interesse público. O lote 01, do qual a empresa Auto Viação São José Ltda. saiu vencedora, corresponde às regiões norte, leste e oeste; e o lote 02, que compreende a região sul, será administrado pela Sanjotur.
“A licitação é importante para o município e para as empresas que administram o serviço, pois ambas possuem a segurança do contrato”, destaca o secretário municipal de Urbanismo, Luis Scarpin.
A abertura dos envelopes da licitação e a avaliação dos três quesitos necessários às empresas concorrentes ocorreram na semana passada. Foram avaliadas as habilitações, as propostas técnicas e as propostas de preços das três empresas participantes.
“Nós já tínhamos tecnologia embarcada, mas com a licitação teremos que aprimorar para melhorar o desempenho e atendimento”, afirma Antonio Jorge de Brito, gerente da Sanjotur.
“A coisa toda só anda quando existe diálogo. É importante fazer tudo com bom senso”, complementa o diretor administrativo da Auto Viação São José dos Pinhais Ltda., Dante Franceschi.
A licitação também prevê melhorias nos terminais de ônibus e criação de seis novos pontos de integração (Borda do Campo, Izaura/Ipê, Costeira, Contenda, Rui Barbosa e Vila Jurema). As empresas contratadas também deverão adequar os veículos e fazer a instalação de novas tecnologias nos ônibus, como câmeras de vídeo, GPS e computador de bordo.
O primeiro cartão VEM é gratuito e pode ser solicitado na Central do Vale Eletrônico Municipal, localizada na Rua Marcelino Nogueira, 278, centro de São José dos Pinhais; no Terminal Central e também no Ponto de Integração de ônibus do bairro São Marcos. Para fazer o cartão basta o usuário levar os documentos pessoais (CPF e RG) e um comprovante de residência.
Número passageiros
Dados da Prefeitura mostram que o município possui diariamente quase 100 mil passageiros.
Auto Viação São José - linhas urbanas
42.945 passageiros pagantes/dia
2.961/dia – isentos
Total 45.906 passageiros.
Sanjotur – linhas urbana e rural
Total 15.000/dia
Linhas Metropolitanas
Auto Viação São José
27.533 passageiros pagantes/dia
1.358/dia isentos
Total 28.891
Ligeirinho (RIT)
Aproximadamente 3 mil/dia
Linha Perimetral Colombo-São Jose (interliga do Terminal Afonso Pena)
Aproximadamente 3.500/dia útil
Total aproximado: 96.297 usuários/dia
Relação passageiros de SJP x são-joseenses para Curitiba/Colombo
São José dos Pinhais: 60.906 passageiros dia.
Curitiba/Colombo: 35.391 passageiros dia.
Foto: Thaís Olinek
Fonte: PautaSJP com informações da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário