Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais
A Prefeitura de São José dos Pinhais informa que estarão à disposição da população a partir desta sexta-feira (21) o Hospital Atílio Talamini, que será reaberto, e 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais.
Os novos leitos de UTI entram em funcionamento a partir das 14h desta sexta-feira. A abertura desses leitos vai na contramão de uma realidade nacional, divulgada no dia 12/09/2012 por um jornal de grande circulação no Paraná, que apontou uma redução de 41.mil leitos de internação e complementares do Sistema Único de Saúde (SUS) nos últimos sete anos, sendo 3mil no Paraná.
De acordo o secretário municipal de Saúde, Irvando Carula, esta realidade não acontece em São José dos Pinhais. “Nos últimos três anos, aumentamos de 59 para 203 leitos do SUS no município, em uma realidade muito diferente da que acontece no Brasil”,
destaca.
Às 14h também será reaberto o Hospital Atílio Talamini, que irá funcionar como um centro de especialidades, com consultas e exames; também será hospital-dia e terá 42 leitos de retaguarda clínica para procedimentos de menor complexidade.
O secretário municipal de Saúde, Irvando Carula, destaca a importância que a reinauguração do Hospital Atílio Talamini terá para o município. “Gradualmente serão inseridas cada vez mais especialidades e realização de procedimentos. O objetivo é diminuir a demanda do Hospital e Maternidade Municipal de São José dos Pinhais e permitir que a pessoa seja atendida, faça os exames e, se necessário algum procedimento, também realize tudo em um mesmo local”, afirma Carula.
No período da manhã, a partir das 9h, acontece a abertura ao público do CAPS 2, na Vila Braga. O equipamento tem como função prestar atendimento a pessoas com problemas psíquicos graves, diminuindo e evitando as internações. Além disso, deve articular-se com a rede de serviços da comunidade favorecendo a reinserção social. O CAPS 2 fará acolhimento e atenção às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, complementando a rede de saúde mental do município, que atualmente é formada pelo CAPS Álcool e Drogas, CAPS Infantil, ambulatório de saúde mental, residência em psiquiatria e atendimento nas unidades básicas de saúde.
Foto: Sergio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário