Publicidade

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Prefeitura qualifica portadores de deficiência para o mercado de trabalho

Para assistir às aulas, alunos com deficiência têm acessibilidade, material adaptado e intérpretes 

A Prefeitura de São José dos Pinhais informa que estão abertas as inscrições para cursos de qualificação na Agência do Trabalhador, inclusive para pessoas com deficiência. A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária de São José dos Pinhais, através do Programa Territorial de Qualificação (Planteq), é a responsável pela qualificação de pessoas com deficiência.

Para fazer as inscrições nos cursos, que são permanentes, ou em vagas de emprego, os interessados devem residir no município e procurar a Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais, na Av. Rui Barbosa, nº 9244, ou pelo telefone 3283-6800, munidos de documentos. 

Silvana Aparecida da Rocha, 32 anos, é assistente social por formação, mas decidiu fazer o curso de Auxiliar Administrativo para aumentar as suas perspectivas no mercado de trabalho e melhorar a sua qualificação. “Este curso está agregando valor na minha formação, e acredito que vai gerar novas oportunidades”, completa Silvana.

A última turma a começar o curso de Auxiliar Administrativo, iniciada em 17 de setembro, tem 15 alunos, com aulas nas dependências da própria Secretaria. Silmara do Rocio Claudino, gerente de fomento da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, explica que a turma possui alunos com diversos tipos de deficiências. “Há seis deficientes auditivos que contam com o auxílio de um intérprete de Libras (Língua Brasileira de sinais), quatro deficientes físicos que têm acessibilidade ao local de estudo, três deficientes visuais que recebem material adaptado com fonte aumentada, dois deficientes intelectuais e um reabilitado do INSS”, explica.

Silvana buscou o curso para aperfeiçoar sua formação e alcançar novas perspectivas

O curso de Auxiliar Administrativo é aplicado pelo Senac, tem a carga horária 200 horas-aula e abrange diversos temas de relevância para a vida profissional dos alunos, como: Informática, que será realizado no laboratório de informática da própria Secretaria Municipal, Segurança do Trabalho, Textos Administrativos, entre outros. Os alunos recebem ainda vale transporte e lanche. 

A gerente de fomento explica que a ação tem como objetivo assegurar condições de estudo mediante o fornecimento de material adequado e da disponibilização do intérprete de LIBRAS. “Possibilitamos assim ao trabalhador com deficiência qualificar-se, ajudando em sua inclusão no mercado de trabalho ou melhora em sua vida profissional”, finaliza.

Os cursos da Agência do Trabalhador de São José dos Pinhais já qualificaram mais de 9 mil pessoas.

Fotos: Giulianna Santos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário