Publicidade

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Ruas do Guatupê terão bloqueios parciais para construção da Praça da Juventude

Planta baixa da futura Praça da Juventude, no Guatupê. 

O governo federal, através do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), está investindo na construção de espaços destinados à prática esportiva e ao lazer. Em São José dos Pinhais, a Prefeitura já elaborou o projeto de construção e iniciou a licitação para construir da Praça da Juventude do bairro Guatupê, resultado da parceria com o governo federal. 

O espaço será construído em um terreno de mais de 32 mil metros, no encontro da Av. Rui Barbosa com a Rua José João Rodrigues. A Prefeitura adverte a quem circular pela região durante o período de obras a redobrar a atenção com o trânsito pela eventualidade do fechamento temporário de vias e pelo fluxo de máquinas de grande porte. 

As praças têm como prioridade atender a regiões com alto índice populacional e de baixa renda dentro dos municípios, qualificando os locais onde elas serão implantadas e oferecendo à população acesso a atividades e serviços diversificados. 

O equipamento no Guatupê está orçado em R$ 3,1 milhões e prevê a construção de seis blocos, incluindo teatro de arena e vestiários, espaço de eventos, arquibancada, bicicletário, quiosques, pista de skate, quadra poliesportiva coberta, canchas de futebol de areia e vôlei de praia, além de campo de futebol e pista para saltos. 

O bairro Guatupê é um dos Territórios da Paz, programa do Ministério da Justiça do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), cujo objetivo é fomentar o policiamento comunitário em regiões com alto índice de criminalidade. Este foi um dos fatores que definiram a escolha do local de implantação da Praça.

O projeto paisagístico do complexo prevê que a praça seja ladeada por espécies de árvores nativas da região, entre elas ipês-amarelos, álamos, jacarandás, araçás, ipês-roxos, entre outras. De acordo a arquiteta da secretaria municipal de Urbanismo, Vivian Nolli, as árvores foram escolhidas seguindo uma diferenciação cromática. “São árvores de cores diferentes, que quando crescidas farão grande volume ao redor do complexo”, detalha. A arquiteta explica que o município é responsável pela elaboração do projeto, com base nos padrões do projeto a nível nacional, assim como pelo gerenciamento da obra e contratação das empreiteiras. “Nós adaptamos o paisagismo com espécies nativas e criamos blocos de apoio, como módulos administrativos, banheiros, quiosques e quadra de bocha”, completa a arquiteta. 

O projeto Praça da Juventude é uma iniciativa criada em 2007 pelo Ministério do Esporte, que tem objetivo de levar um equipamento esportivo público e qualificado para a população e, ao mesmo tempo, tornar-se ponto de encontro e referência para a juventude. 

Fonte:Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário