Publicidade

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

São José dos Pinhais inicia operação de educação no trânsito com 0800

Equipes orientam motoristas sobre o início da ação educativa Alô Trânsito 

A Prefeitura de São José dos Pinhais informa que a operação de educação no trânsito chamada Alô Trânsito iniciou nesta quinta-feira (27), em parceria entre o Instituto Paz no Trânsito (IPTran), a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Semutran), Guarda Municipal e Polícia Militar do Paraná.

A ação educativa começou com equipes orientando motoristas e pedestres em diferentes pontos do Centro de São José dos Pinhais, distribuindo material explicativo e adesivos da ação. O secretário de Transportes e Trânsito de São José dos Pinhais, Giovani de Souza, explica que o objetivo do projeto é desenvolver consciência para um trânsito de respeito ao cidadão. “A ação educativa faz parte da Semana Nacional do Trânsito, e junto com o IPTran, buscamos a paz e conscientização do trânsito”, detalha.

Daniele Yared, assessora comercial do Instituto Paz no Trânsito, justifica a escolha de São José dos Pinhais como pioneira na ação educativa. “É uma cidade com grande potencial, principalmente no que se refere à educação no trânsito. Queremos ampliar a ação para outras cidades e temos certeza de que São José dos Pinhais será um ótimo projeto piloto”, esclarece Daniele.

Para a ação educativa, um telefone gratuito foi criado para a participação ativa dos motoristas, pedestres e ciclistas. É o 0800-645-0800, número através do qual qualquer cidadão pode informar uma infração no trânsito e até mesmo uma boa ação. Basta ter em mãos a placa do veículo, local e horário. 

Ação educativa deve abordar os motoristas no centro da cidade nas próximas semanas

Para a coordenadora de Educação para o Trânsito da Prefeitura Municipal, Josiane Arruda, a participação de todos, não apenas motoristas, é importante para a ação. “Pedestres e ciclistas também recebem panfletos e orientações. Assim, se também se sentem parte do trânsito e podem ajudar na conscientização de todos”, explica.

Os motoristas cujos veículos forem identificados tanto em uma ação que inflija a lei, quanto em uma boa ação, recebem uma carta de orientação em casa. “O condutor que cometeu a infração, após o recebimento de cinco cartas, um agente de trânsito o visita, para orientar. O bom motorista recebe um adesivo de bom cidadão, para colocar em seu carro. Esta ação não prejudicará nenhum motorista, é meramente educativa”, esclarece Giovani.

As ações de abordagem educativa e orientação aos motoristas seguem até a semana que vem, e o 0800 já está funcionando normalmente durante o horário comercial e com uma gravação em outros horários. “O Projeto Alô Trânsito trabalha para corrigir erros, evitando transtornos desnecessários. Se todos colaborarem, logo teremos em São José dos Pinhais um trânsito mais tranquilo e seguro”, afirma o panfleto informativo da ação educativa. 

Nesta sexta-feira (28), ao longo de todo o dia, estão programadas outras ações educativas em frente à sede do Departamento Municipal de Trânsito (Rua Claudino dos Santos, esquina com Veríssimo Marques, Centro). 

Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário