Publicidade

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Contadores e universitários de Contabilidade doam sangue em SJP

Jaqueline Sizanoski, aluna de Contabilidade da PUC/SJP 

A segunda etapa da campanha “Doação de Sangue - Faça do seu dia mais um dia de alguém” foi realizada em 26 de setembro no ônibus do Hemepar, que fica estacionado nas últimas quartas de cada mês no Hospital Municipal São José dos Pinhais. Participaram deste projeto piloto, programado para três meses, vários universitários de Contabilidade e contadores, que foram à doação do dia 26 como parte das ações da categoria no Dia do Contador (22 de setembro). O objetivo é ter como referência as diversas profissões e o período em que elas são homenageadas no calendário, para que participem doadores o ano inteiro. A campanha de São José dos Pinhais tem aumentado os estoques do Hemepar.

Em relação ao dia 25 de julho, quando compareceram 59 voluntários na doação, com o início da mobilização, no dia 29 de agosto, a presença dos são-joseenses, incluindo advogados e corretores imobiliários, foi muito boa, sendo que 81 pessoas doaram sangue. 

Apesar do frio intenso de 26 de setembro, ocorreram 61 doações. Os números com a campanha em agosto e setembro ajudaram consideravelmente a coleta, segundo a coordenadora do ônibus do Hemepar, Magali Zimmermann. “Temos a necessidade de 110 doadores por dia”, explica a enfermeira. 

Sangue novo
Entre as universitárias de Contabilidade, alunas do último ano de curso, que foram doar pela primeira vez, estavam Isabele Basso, estudante do período noturno da Faculdade Famec, e Jaqueline Sizanoski, aluna também do período noturno, mas da Universidade Católica do Campus II da PUC.

“Soube da campanha no jantar do Dia do Contador realizado pela Associação Comercial e me programei para colaborar”, fala Isabele Basso.

“A direção do curso de Contabilidade distribuiu os panfletos nas salas e eu encontrei aqui no ônibus minhas colegas da PUC”, comenta Jaqueline Sizanoski, que trabalha com Isabele no escritório A. Contam Contadores Associados. 

O contador Alexandre Orosco, da Orosco Consulti Contabilidade, deixou o celular no sistema “siga-me” e também foi contribuir com a causa. “Saí do trabalho especificamente para doar. Sou praticante de esporte e considero importante a doação. Ninguém está livre de um dia precisar deste serviço”, avalia Alexandre Orosco.

Local 
Estacionamento do Hospital Municipal São José dos Pinhais, Rua Paulino Siqueira Cortes, 2304 – centro. Horário das 8h às 17h.

Para doar
Homens a cada dois meses e mulheres a cada três meses. Estar em boas condições de saúde. Ter entre 16 e 67 anos (menores acompanhados de pais e responsáveis). Pesar no mínimo 50 quilos. Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação). Apresentar documento oficial de identidade com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho ou Passaporte). 

Impedimentos pontuais 
Gripe ou resfriado: aguardar sete dias após a cura. 
Diarréia: aguardar sete dias após a cura. 
Durante a gravidez. 
90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
Tatuagem nos últimos 12 meses.
Piercing nos últimos 12 meses (piercing genital e oral 12 meses após a retirada) 
Tratamento dentário: período varia de um a sete dias.
Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses). 

Impedimentos definitivos 
Hepatite viral após os 10 anos de idade. 
Diabetes insulinodependente. 
Epilepsia ou convulsão. 
Hanseníase. 
Doença renal crônica. 
Antecedentes de Neoplasias (Câncer). 
Antecedentes de acidente vascular cerebral (Derrame). 
Evidência Clínica ou Laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (Vírus HIV), Doenças associadas ao HTLV I/II e Doença de Chagas. 
Uso de drogas injetáveis ilícitas.

Apoio
A Campanha Doação de Sangue “Faça do seu dia mais um dia de alguém” tem apoio da Associação Comercial de São José dos Pinhais (Aciap-SJP), delegacia do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), Regional São José dos Pinhais da Associação Brasileira de Odontologia, Seção Paraná (ABO/PR-SJP), clubes de Rotary da cidade e Vivência - Centro de Atendimento em Psicomotricidade Relacional.

Perfil Facebook 
Doação de Sangue São José dos Pinhais
http://www.facebook.com/facadoseudiamaisumdiadealguem

Fonte e foto: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário