Publicidade

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Unidade de referência em saúde mental de SJP já está disponível à população


CAPS 2 está localizado na antiga sede da Unidade de Saúde do Braga 

A Prefeitura de São José dos Pinhais informa que desde a última sexta-feira (21) está aberto ao público o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) 2, na Vila Braga. A unidade tem a função de atender pacientes com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes, e demais casos da área de saúde mental.

O CAPS 2 fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e tem como objetivo diminuir e evitar as internações. Além disso, deve articular-se com a rede de serviços da comunidade, favorecendo a reinserção social. O equipamento complementa a rede de saúde mental do município, que atualmente é formada pelo CAPS Álcool e Drogas, CAPS Infantil, ambulatório de saúde mental no Hospital Atílio Talamini, residência em psiquiatria e atendimento nas unidades básicas de saúde.

A unidade tem capacidade para atendimento de cerca de 220 pacientes por semana. A equipe é formada por profissionais de psiquiatria, psicologia, enfermagem, assistência social e administrativos.

A diretora do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Graziela Linares e Fernandes, conta que entrou na secretaria em 2009 como funcionária da Unidade de Saúde do Braga, que funcionava no local onde agora está o CAPS 2. Segundo ela, a unidade recebia vários telefonemas de pessoas que precisavam de atendimento em saúde mental, mas não havia locais que respondessem à demanda.

O secretário municipal de Saúde, Irvando Carula, destacou a importância da residência médica em psiquiatria

“A fila de espera para o atendimento em psiquiatria era de aproximadamente 3 mil pacientes. Hoje, após implantação da residência médica e do ambulatório, e juntamente com os CAPS, essa fila está zerada”, afirma Graziela.

O secretário municipal de Saúde, Irvando Carula, destacou o papel da residência em psiquiatria implantada no município. “Há uma dificuldade em todos os municípios de encontrar profissionais especializados na área e, com isso, temos a oportunidade não apenas de fixar alguns profissionais aqui como de formá-los para irem para outras cidades”, comenta Irvando. De acordo com ele, outro equipamento que deve estar disponível para a população em breve na área de saúde mental são 11 leitos de psiquiatria, que ficarão no Hospital Atílio Talamini.

Para Denise de Castro, da diretoria da Secretaria Estadual de Saúde, a instalação do CAPS 2 é de suma importância para complementar a rede do município. “Foram muitos anos para conseguir implementar o CAPS em São José dos Pinhais. As pessoas com sofrimento mental da cidade têm a garantia de ser atendidas por pessoas que têm amor ao que fazem e lutaram para conseguir esse equipamento”, destaca Denise.

Fotos: Silvio Ramos
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário