De fundamental importância para o sucesso de qualquer sociedade, o professor passa ensinamentos que marcam vidas e constroem valores. Como homenagem para esses profissionais de tamanha importância, o dia 15 de outubro é marcado como o dia do professor no Brasil.

Professores passam ensinamentos que marcam vidas e constroem valores.
Em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I decretou que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criassem as primeiras escolas primárias do país. Contudo, a data só passou a ser comemorada 120 anos após o decreto. Em São Paulo, um grupo de professores teve a ideia de organizar um dia de parada para congraçamento e análise dos rumos da educação.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro fosse realizado no dia 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão teve uma excelente aceitação e participação.
Como consequência, nos anos seguintes a celebração espalhou-se pela cidade e pelo país. Em 14 de outubro de 1963, o dia 15 de outubro foi oficializado nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682. O artigo 3º do decreto justifica a ação: “Para comemorar condignamente o dia do professor, aos estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.
Parabéns a todos os professores de São José dos Pinhais.
Foto: João Fernandes
Fonte: GuiaSJP
0 comentários:
Postar um comentário