Publicidade

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Em três etapas, campanha de doação de sangue aumenta 25% do voluntariado

Mauro Borges, servidor e agente administrativo, participa da campanha 

Na última quarta (31), aconteceu a terceira etapa de 2012 da campanha “Doação de Sangue - faça do seu dia mais um dia de alguém”. Além de outubro, a iniciativa contemplou os meses de agosto e setembro. O ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) estaciona nas últimas quartas de cada mês no Hospital Municipal São José dos Pinhais, das 8h às 17h, e teve um primeiro semestre com baixo índice de participação. A ideia é a presença de diferentes categorias profissionais, por meio de várias entidades de classe, como servidores municipais e dentistas, que aumentaram em 25% a presença de doadores nos últimos três meses.

“Quando há chuva, frio ou muito calor nós temos uma grande queda no número de doadores e concluímos os trabalhos com pouco mais de 50 doações, sendo que algumas são consideradas inaptas no laboratório. A campanha de São José dos Pinhais contribuiu para que tenhamos mais doadores e mais conscientização”, diz a enfermeira e coordenadora do ônibus do Hemepar, Magali Zimmermann.

O voluntariado envolve profissionais homenageados no calendário, com o objetivo de abastecer o Hemepar todos os meses e não apenas quando os estoques estão baixos demais e há a convocação de urgência em jornais, rádios e tevês. 

No dia 29 de agosto, com base no Dia do Advogado (11/08) e Dia do Corretor Imobiliário (27/08), houve a presença de 93 pessoas. Dia 26 de julho, por meio do Dia do Contador (26/09) contribuíram 61 pessoas. Dia 25 de outubro foi o Dia do Dentista e 28 de outubro o Dia do Servidor Público e compareceram na coleta de 31 de outubro 66 voluntários.

“Antigamente, eu doava em Curitiba e colaborar com a causa em São José dos Pinhais é mais fácil. Espero que os servidores da Prefeitura participem cada vez mais”, convida Mauro Celso Borges, agente administrativo.

O convite é compartilhado por Sabrina Licovski Moura, servidora na Secretaria Municipal de Esportes. “Convoquei meus colegas no Facebook e sugeri à Secretaria de Administração que inclua as datas de doação no holerite dos pagamentos”, sugere Sabrina Moura.

Para 2013, será organizada uma ação voltada a todos os meses do ano. “Ao acompanhar estes três meses e conversar com dezenas de doadores a principal constatação não é a falta de vontade em participar, mas a pouca informação para os moradores da região do Hospital São José e são-joseenses em geral”, avalia o jornalista Marcos Rosa Filho, idealizador da campanha e editor do PautaSJP.com. 

A próxima doação será em 28 de novembro. O apoio é da Associação Comercial (Aciap), clubes de Rotary da cidade, Vivência - Centro de Atendimento em Psicomotricidade Relacional, delegacia do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), Regional São José dos Pinhais da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e Associação dos Funcionários Públicos Municipais (AFPM).

Para doar
Homens a cada dois meses e mulheres a cada três meses. Estar em boas condições de saúde. Ter entre 16 e 67 anos (menores acompanhados de pais e responsáveis). Pesar no mínimo 50 quilos. Estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Apresentar documento oficial de identidade com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho ou Passaporte).

Impedimentos pontuais
Gripe ou resfriado: aguardar 7 dias após a cura. 
Diarréia: aguardar 7 dias após a cura. 
Durante a gravidez. 
90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
Tatuagem nos últimos 12 meses.
Piercing nos últimos 12 meses (piercing genital e oral 12 meses após a retirada) 
Tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias.
Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses). 

Impedimentos definitivos 
Hepatite viral após os 10 anos de idade. 
Diabetes insulinodependente. 
Epilepsia ou convulsão. 
Hanseníase. 
Doença renal crônica. 
Antecedentes de Neoplasias (Câncer). 
Antecedentes de acidente vascular cerebral (Derrame). 
Evidência Clínica ou Laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (Vírus HIV), Doenças associadas ao HTLV I/II e Doença de Chagas. 
Uso de drogas injetáveis ilícitas.

Retorno do voluntariado
O Hemepar registra a doação e emite carteira de doador que dá direito a desconto de 5% em eventos culturais, como shows e peças de teatro, durante seis meses a partir da data de participação na coleta.

Contato da campanha “Doação de Sangue - faça do seu dia mais um dia de alguém” no e-mail pauta@pautasjp.com e 41-9641-9674. Facebook perfil Doação de Sangue São José dos Pinhais.

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário