Publicidade

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Internos da Casa de Custódia de SJP recebem diploma de curso de Inclusão Digital

Certificado recebido é reconhecido pelo Senac e abrirá oportunidades 

Mais uma turma de detentos da Casa de Custódia de São José dos Pinhais recebeu nesta terça-feira (11) a esperança de novas perspectivas profissionais na sociedade: um diploma do curso de Inclusão Digital, oferecido pela Prefeitura Municipal. Os mais de 40 formandos participaram de aproximadamente dois meses de curso. As aulas são monitoradas pelos agentes penitenciários e acontecem em grupos alternados de cerca de 13 presos por turma.

R.E.S., de 29 anos, aproveitou o conhecimento que já possuía para ajudar os colegas. Formado em Administração de Empresas, tornou-se monitor para auxiliar a turma durante as aulas. “Meus colegas ficaram muito animados em participar do curso. Alguns deles nunca haviam tido contato com computador”, comenta.

A.N., de 30 anos, acredita que o curso trouxe uma nova perspectiva para o tempo passado dentro da Casa de Custódia. “Precisamos aproveitar o tempo, não ficando ociosos. E aproveitar esse tempo para aprender é a melhor coisa. Eu tinha interesse em aprender a mexer em planilhas eletrônicas, e agora sei que terei novas oportunidades”, comemora.

As aulas do curso de Inclusão Digital aconteceram dentro da Casa de Custódia

Silmara Claudino, do departamento de Trabalho da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, destacou a importância de usar o tempo de maneira útil, independente da condição em que a pessoa esteja. “É uma iniciativa importantíssima, pois o conhecimento não ocupa espaço”, comemora. Silmara, em nome da Prefeitura, também destacou a iniciativa da própria Casa de Custódia para a criação do curso.

Para o Pastor Onésio Custódio, que acompanha os presos na orientação religiosa, o estudo é motivo de felicidade. “Estou feliz e orgulhoso por vocês estarem estudando. O conhecimento que vocês adquirem aqui, poderão usar lá fora, e é algo que se leva para o resto da vida, e que ninguém tirará de vocês”, afirmou o Pastor aos formandos.

Programa de recuperação dos presos

A ideia do curso surgiu através do Grupo de Trabalho (GT) de Reinserção Social, criado sob a coordenação da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo de São José dos Pinhais, e igual participação das secretarias municipais de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Assistência Social e Segurança, com apoio da Associação Comercial e da Unidade Penal - Casa de Custódia, de São José dos Pinhais, que apresentou ações concretas para a ressocialização e profissionalização de presos.

Alunos formados pelo curso de Inclusão Digital na Casa de Custódia seguram seus diplomas

O grupo articulou junto ao Departamento Penitenciário Estadual (DEPEN) a possibilidade de levar cursos de formação aos presos da Casa de Custódia, prioritariamente àqueles que são moradores do município, após avaliação de psicólogos e assistentes sociais, levando em consideração o bom comportamento carcerário.

Fotos: Guilherme Maiorky
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário