Publicidade

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Livro ambientado em SJP alerta sobre abusos econômicos e ambientais

Capa do Livro "Guatupê: A Saga de um Povo

O livro documentário “Guatupê: A Saga de um Povo”, lançado em novembro e que retrata São José dos Pinhais, descreve a proteção aos menos favorecidos contra algumas grandes empresas, que segundo o autor, além de representar importante movimentação econômica, também “burlam a legislação ambiental acarretando grande prejuízo à vida humana”. O autor é o sindicalista Paulo Silva Filho, que há anos vem se dedicando à defesa do meio ambiente.

Paulo disse que deu o titulo ao livro de 276 páginas para ilustrar com “um grito de alerta sobre inúmeros Guatupês existentes pelo Brasil”. Segundo ele, o documentário traz a público um crime ambiental (sobre lixo tóxico) praticado na década de 90 por empresas nacionais e multinacionais na região do Guatupê e Barro Preto, em São José dos Pinhais. De acordo com o autor, o ato “afetou a saúde da população, deixando pessoas com sequelas e o registro de vários óbitos”. Ele conta ainda que foi movido um processo pela Associação de Moradores do Jardim Cristal e Jardim Marambaia (ASSOCRISMA), que se uniram na tentativa de buscar justiça e reparo às famílias.

O autor explica que o livro serve como instrumento de alerta para que as empresas sejam responsabilizadas e que outras violações ao meio ambiente não voltem a ocorrer em São José dos Pinhais.

Paulo da Silva Filho é sindicalista, presidente doSindicato dos Hoteis e Gastronomia de São José dos Pinhais (Sindihoteis) e teve apoio da Prefeitura para a concretização da obra.

Foto: Sérgio Sabino
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário