Gustavo ganhou um pacote de presente grande do Papai Noel
Adotar uma cartinha no natal está se tornando uma prática cada vez comum nas empresas de São José dos Pinhais. Através do programa Natal Social, promovido pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São José dos Pinhais, 45 instituições são beneficiadas com parcerias feitas com o empresariado local. O Projeto Natal Social tem o objetivo de atender crianças, adolescentes e idosos abrigados e acolhidos no município através de arrecadação com entidades parceiras.
Com o auxílio da árvore de Natal Solidária, as empresas “adotam” uma entidade e ficam responsáveis por arrecadar artigos de vestuário e brinquedos, e se responsabilizam também pela organização do evento para a entrega dos presentes. A assistente de RH da Ceva Logística, uma das empresas parceiras, Bruna de Oliveira Santos, conta que a participação dos colaboradores da empresa é essencial. “Todos se entusiasmam em participar, até chegam a faltar cartinhas. Este é o verdadeiro simbolismo do Natal”, conta.
As árvores de natal solidárias têm o nome da criança, adolescente ou idoso, idade, número do vestuário e a entidade em que estão abrigados, para possibilitar o apadrinhamento pelos seus funcionários. Essas árvores ficam instaladas nas empresas participantes do projeto.
Entre 2009 a 2011 foram atendidas mais de 15 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e idosos através do Projeto Natal Social. Este ano serão 46 entidades atendidas.
Papai Noel da Ceva Logistics fez a alegria das crianças da Escola Gente Feliz, na Borda do Campo
Para Fernando Firmino, diretor da Secretaria Municipal de Assistência Social, outro ganho para as empresas participantes é o Selo Social. “O Selo Social é um certificado de responsabilidade social que a empresa pode utilizar para agregar valor à sua marca, mostrando que ela investe na comunidade”, explica. Já para quem recebe um presente, como o pequeno Gustavo Rocha, 6 anos, da Escola Gente Feliz, na Borda do Campo, a alegria é inexplicável. “Gostei muito de abraçar o Papai Noel. Ganhei um pacote grande e acho que o que tem dentro é um boneco”, falou o menino.
Firmino diz que o objetivo neste ano é atender acima de 10 mil pessoas, incluindo as comunidades carentes, e assim bater o recorde de 2011, quando 7 mil pessoas foram atendidas. Em 2012, as empresas estão adotando comunidades inteiras. “Temos empresas que apadrinham de uma vez só toda a comunidade, como São Judas Tadeu, Quississana, Rio Pequeno, entre outras, atendendo mais de 400 crianças, adolescentes e pessoas atendidas pelas entidades”, afirma.
Participam do Natal Social as seguintes empresas: Transmoreno, Metal Tipo, Schattdecor, Brose do Brasil, Mister Giuseppe, RJ Eventos, Isogama, Autofer Caminhões, Volkswagen, Famec, O Pedacinho do Céu, OAB, Instituto Menna Barreto, Ceva – Logistics, Venturi Imobiliária, Infraero, Grupo Montana, Simoldes, Drogarias Paraná, Codiflex, Nicoll, Nutrimental, Faurecia, TNT Logística, Júlia Scherner, Sascar, Auto Viação São José, Shopping São José e Escola Opção.
Fotos: Rose Nienkotter
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário