Publicidade

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Secretaria de Saúde realiza campanha de divulgação sobre a proibição do uso de álcool liquido

A ANVISA proibiu a venda de álcool 92º gl por grandes riscos que o mesmo oferece

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São José dos Pinhais através do Departamento de Promoção e Vigilância realiza na próxima quinta-feira (28) a campanha de divulgação da proibição do uso do álcool líquido 92º gl. O evento acontecerá na Rua XV de Novembro, em frente as lojas Pernambucanas, entre as 8 e 16 horas. O Corpo de Bombeiros estará presente, com uma palestra de prevenção e cuidados que deve-se ter com o álcool.

Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras o álcool líquido no Brasil se sobressai como agente causal de queimaduras, ocupando posição ímpar no mundo. O país é o único com tal estatística, com quase 20% do total de queimaduras causadas por esse produto, distinto da literatura científica internacional que nem mesmo o menciona como causa de lesões térmicas.

Grande parte dos acidentes são causados ao acender churrasqueiras, na cozinha ou até mesmo na brincadeira de crianças. O álcool gel é mais seguro do que o liquido, pois devido a sua composição, o fogo demora mais a se espalhar (4 a 5 vezes mais lentamente que o álcool liquido), o que evita que grandes partes do corpo sejam queimadas em caso de acidente, não há risco de explosão, se usado em condições normais e não é um produto tóxico.

Em 2002 a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu uma ordem de proibição de venda de álcool liquido acima de 54° GL (Gay Lussac). Uma empresa fabricante de álcool conseguiu uma decisão judicial para suspender a ordem. Dez anos depois, em 2012, a Justiça Federal derrubou a suspensão e aprovou a ordem. A ANVISA deu prazo máximo de 180 dias para a adequação da nova norma. O prazo terminou em janeiro de 2013.

Em caso de dúvidas, contatar a Secretária de Saúde – Dpto. Saúde Comunitária pelo telefone 3381-6616.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário