Publicidade

quarta-feira, 31 de julho de 2013

São José dos Pinhais inicia projeto Vida no Trânsito

O programa trará benefícios para segurança do trânsito do município, além de dar-lhe visibilidade internacional

A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito deu inicio neste mês, em São José dos Pinhais, ao projeto Vida no Trânsito. O programa é uma iniciativa do Governo Federal desenvolvida em parceira com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Organização Mundial de Saúde (OMS) e a instituição Bloomberg Philanthropies.

O projeto “Vida no Trânsito” foi lançado oficialmente em 2010 e começou abrangendo apenas algumas capitais brasileiras (Curitiba – PR, Teresina – PI, Palmas – TO, Campo Grande – MS e Belo Horizonte – MG). Este ano, municípios com mais de um milhão de habitantes, São José dos Pinhais – PR e Foz do Iguaçu – PR também passaram a integrar o programa.

Reduzir lesões e mortes no trânsito são os principais objetivos do “Vida no Trânsito”. As cidades eleitas para fazerem parte do projeto, devem basear suas campanhas e criarem ações de prevenção em dois fatores de risco prioritários: associação entre direção e bebida alcoólica e excesso de velocidade.

Em São José dos Pinhais as ações para a implantação efetiva do programa já iniciaram. O Departamento Municipal de Trânsito participou este mês de uma reunião com a Secretaria de Trânsito de Curitiba, com o objetivo de conhecerem as ações e campanhas que já foram realizadas pela Capital e apresentaram resultados significativos.

Também já está em processo de instalação o Observatório de Trânsito de São José dos Pinhais. O observatório será responsável pela coleta de dados e estatísticas de todas as ocorrências referentes ao trânsito da cidade. Com base nestas estatísticas, programas de educação no trânsito e ações de prevenção, com foco específico, serão tomadas pela Secretaria.

O lançamento oficial do programa Vida no Trânsito, já com ações práticas, esta programado para acontecer em setembro, durante a Semana Municipal de Trânsito.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário