Publicidade

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Feira de Economia Solidária participa da Festa do Vinho


O programa Economia Solidária, da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (SETRAB), participou da Festa do Vinho (9, 10 e 11 de agosto) através da Feira de Economia Solidária, onde oito grupos expuseram seus produtos a todos que passaram pela festa.

A Feira de Economia Solidária tem como intuito divulgar e apresentar os produtos criados pelos participantes dos grupos. Durante a festa, participaram 45 artesãos onde apresentaram seus trabalhos que variam entra bijuterias, objetos de decoração, bombos, doces caseiros, artesanatos em geral (feitos de pinhão, fibra de bananeira, couro e escamas de peixe) e reaproveitamento de madeira, divulgando assim o município e gerando renda. Os produtos comercializados são feitos todos manualmente e o preço varia entre 2 reais a 60 reais.

“A Feira de Economia Solidária nos ensina principalmente a respeitar o próximo, pois atendemos um numero grande de pessoas e cada uma delas tem uma história e um ensinamento para nos deixar”, declarou Carmem Degonella, artesã e participante do programa há cinco anos. “É uma experiência de aprendizado com o próximo. O programa Economia Solidária nos permite criar e gerar renda, o que é muito bom”, finalizou.

Recentemente, a SETRAB organizou uma feira de Economia Solidária no Aeroporto Internacional Afonso Pena onde participaram 17 grupos de artesãos, com uma arrecadação superior a 100 mil reais.

Economia Solidária

No município de São José dos Pinhais o programa Economia Solidária é o mais bem estruturado dentro do estado do Paraná. O programa é desenvolvido como uma forma alternativa de desenvolvimento e promove a inclusão de pessoas em uma atividade produtiva. O objetivo é buscar os talentos e habilidades de cada pessoa, e assim, proporcionar treinamento e condições para que isso venha a ser a fonte de seu próprio sustento e de sua família.

O programa Economia Solidária apoia a comercialização de seus produtos através da realização de feiras, festas da cidade, locais disponibilizados por entidades parceiras e os Centros Públicos de Economia Solidária. Após o cadastro no Programa, os grupos recebem a certificação, e na certificação é concedido o Selo de Economia Solidária ao grupo.

Quem faz as visitas de certificação é o Comitê Certificador, eleito pelo Conselho Municipal de Economia Solidária, que atesta que o grupo está produzindo de acordo com os princípios do programa e quem aprova a certificação é o Conselho de Economia Solidária.

Serviço

Para mais informações sobre o programa Economia Solidária entre em contato com a SETRAB.

SETRAB – Endereço: Agência do Trabalhador (SINE) – São José dos Pinhais Avenida Rui Barbosa, nº 9244 – Centro – Telefone: (41) – 3283-6800

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário