Modelo atual do A3 produzido na Europa que deve ser fabricado em SJP
A montadora alemã por enquanto nega, mas o fato da Audi ter registrado no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) um protocolo pedindo autorização para fabricação dos modelos de luxo, via a indústria da Volkswagen em São José dos Pinhais, é o principal indício que a marca pretende voltar ao País, desde que encerrou a produção do modelo A3, em 2006. O carro era fabricado na mesma planta dos modelos Volkswagen, grupo proprietário deste ícone das quatro argolas.
O objetivo seria retornar com o A3 e de olho no mercado de exportação, mas em uma estrutura totalmente nova, já que as antigas instalações foram tomadas pela ampliação na fabricação do Fox, CrossFox, SpaceFox e Golf. Executivos da Audi tem conversado com a Prefeitura na busca por uma área próxima da Volks, o que não tem sido fácil, porque o parque industrial do município não possui mais grandes áreas disponíveis.
O protocolo no MDIC foi confirmado recentemente pelo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges, durante participação no Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva (Simea), em São Paulo.
A vinda de marcas de luxo para o Brasil é incentivada pelo governo federal com o programa Inovar-Auto, que prevê incentivos para a produção nacional e impostos extras na importação. No começo do ano, a BMW anunciou a instalação na cidade catarinense de Araquari, com investimento de 200 milhões e produção de cerca de 35 mil unidades ao ano.
Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), cerca de 20% da produção nacional poderá chegar ao mercado externo. Em 2017, a previsão é de um alcance de 6 milhões de veículos fabricados por todas as montadoras.
Volkswagen
A fábrica da Volks está localizada na área industrial do Campo Largo da Roseira, em um terreno de 1,3 milhão m², dos quais 303 mil m² são de área construída, onde trabalham diretamente mais de 3 mil pessoas. Desde a inauguração, o complexo industrial produziu mais de 2 milhões de veículos para os mercados interno e externo e, atualmente, gera mais de 10 mil empregos entre diretos e indiretos. Em 2013, o complexo chegou ao marco histórico de mais de 1,5 milhão de Fox, além de meio milhão de Golf produzidos.
Fonte: PautaSJP
0 comentários:
Postar um comentário