Publicidade

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

São-joseense torna-se Mestre Nacional de Xadrez

GM Matsuura 0 x 1 William Cruz

Uma delegação de enxadristas de São José dos Pinhais participou nas últimas duas semanas, de dois dos maiores eventos de xadrez no país, o Aberto do Brasil de Maringá e o de Registro-SP. Os torneios reuniram jogadores de diversos estados brasileiros e também contou com a participação de atletas dos seguintes países: Argentina, Cuba, Estados Unidos, Itália, Sérvia, Japão e Paraguai.

O destaque são-joseense foi William Ferreira da Cruz, de 23 anos. Depois de jogar 17 partidas em duas semanas, algo em torno de 80 horas de xadrez, o atleta conseguiu subir 30 pontos no ranking da Federação Internacional de Xadrez (FIDE), totalizando 2200 pontos de rating. Essa pontuação lhe garante o título de Mestre Nacional de Xadrez, o primeiro da história do município.

Carlos Ferrero (no centro), também fez um bom torneio.

Nos 17 jogos, William enfrentou nove mestres, destaque para a vitória contra o Grande Mestre (GM) Everaldo Matsuura, enxadrista que já representou o Brasil em Copa do Mundo, e para os duelos contra os GM,s Axel Bachmann e José Fernando Cubas, números 2 e 3 do Paraguai, respectivamente.

“Logicamente estou muito satisfeito com o meu desempenho, vou continuar trabalhando firme com meu treinador, o GM Sandro Mareco (Argentina), para conquistar coisas maiores e, quem sabe em 2014, disputar o circuito europeu de competições”, afirma o enxadrista.

Jefferson Barbosa ganhou o sub-18.

São José dos Pinhais teve outras boas atuações. Em Maringá, Carlos Federico Ferrero venceu a categoria para jogadores sem rating e Jefferson Lucas Munhoz Barbosa foi o melhor colocado entre os enxadristas até 18 anos. 

“Em breve o município deverá ter outros mestres, isso é a prova de que a parceria entre a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, através do secretário Thiago Buhrer, com a Federação de Xadrez do Paraná (FEXPAR), vem dando certo tanto no âmbito do alto rendimento quanto para as categorias de base”, ressalta o presidente da FEXPAR, Paulo Virgilio Rios Rodriguez.

Mulheres também marcam presença nos torneios de xadrez.

Para conhecimento, sobre as titulações do xadrez:
Os títulos são vitalícios e o jogador o conquista quando ultrapassa a marca pelo menos uma única vez.

GM (Grande Mestre), 2500 de rating no ranking da FIDE, apenas 11 brasileiros conseguiram o feito na história;

MI (Mestre Internacional), 2400 de rating no ranking da FIDE, apenas 29 brasileiros alcançaram a marca; 

MF (Mestre Fide), 2300 de rating no ranking da FIDE, 127 brasileiros alcançaram a pontuação;

MN (Mestre Nacional), 2200 de rating no raking da FIDE, estima-se que algo em torno de 250 brasileiros tenham alcançado essa marca na história.

Top 8 Paraná (jogadores ativos)
1-MF Jomar Egoroff 2315 (Maringá)
2-MF Bolívar Gonzalez 2262 (Maringá)
3-MN Paulo Palozi 2256 (Campo Mourão)
4-MN Anderson Dias 2222 (Cascavel)
5-MF Carlos Martins 2220 (Paranavaí) 
6-MN Marcel Utyama 2205 (Campo Mourão)
7-MN William Cruz 2200 (São José dos Pinhais)
8-MF Vitório Chemin 2188 (Ponta Grossa)
8-MN Jair Osipi 2188 (Maringá) 

Fonte: GuiaSJP

0 comentários:

Postar um comentário