A Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com a JPG Associação de Moradores, realizou mais um dia em atenção às pessoas hipertensas e diabéticas, denominado Hiperdia. O encontro foi realizado nesta segunda (26), na própria sede da JPG Associação de Moradores, para atender a comunidade do Afonso Pena.
O prefeito Luiz Carlos Setim enfatizou a importância da ação. “Hoje os desafios da saúde são imensos, o hiperdia é mais uma atividade que veio para acrescer a saúde dos moradores de São José”.
O secretário municipal da Saúde, Brasilio Vicente de Castro, afirma que há uma projeção de aumentar os programas voltados para saúde, já que a população está vivendo por mais tempo. “Os programas estabelecidos pelo Ministério da Saúde e implantados pelo município são fundamentais para fornecer instruções e dar esclarecimento à população sobre doenças que são facilmente diagnosticadas, como as que são tratadas no Hiperdia”, disse o secretário.
Os encontros do Hiperdia do Conjunto Jupiter acontecem toda última segunda-feira do mês, das 13h às 17h, atendem aproximadamente 65 pessoas por reunião e têm também como finalidade descentralizar das Unidades de Saúde os pacientes diagnosticados com diabetes e hipertensão.
Hiperdia
O Hiperdia faz parte do Programa da Saúde da Família (PSF), conta com 41 equipes: médico, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários e abrange todas as regiões de São José dos Pinhais.
Nesse dia os participantes pegam uma senha e preenchem um cadastro. Pela ordem são chamados, medem a pressão, fazem o teste rápido de glicemia. Em seguida são atendidos pelo médico, que já faz a receita da medicação – e encaminhamento, quando necessário, para um especialista. Os remédios são entregues gratuitamente no local.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário