Publicidade

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Alunos da Escola Rural Municipal Caetano Munhoz da Rocha visitam Museu do Boneco


Os alunos da Escola Rural Municipal Caetano Munhoz da Rocha receberam como premiação da I Gincana de Aprendizagem uma visita ao Museu do Boneco Animado, onde puderam assistir uma história encenada e conhecer os bonecos em exposição.

Acompanhados de professores, os 19 alunos (de 6 a 7 anos) visitaram pela primeira vez o museu. Conheceram a história dos bonecos do folclore brasileiro que estão em exposição, e ouviram a história Romeu e Julieta para Crianças (de Ruth Rocha), contada e encenada por Nei Mendes. Ao final da visita, os alunos receberam medalhas de condecoração pela gincana.

“Aprendi bastante com a gincana e gostei muito quando a gente fez o teatro da mula sem cabeça, que eu era o saci e fazia trança nos cavalos”, disse Natalie Beatriz Gonçalves, aluna do segundo ano. “A visita também tá sendo bem legal, pra gente ouvir história e conhecer os bonecos”, disse.

Durante o primeiro semestre de 2013, a Escola Caetano Munhoz da Rocha, localizada no bairro Cotia, realizou a I Gincana Estudantil em que todos os alunos participaram. A competição teve o intuito principal de interagir os alunos de todas as séries e foram realizadas provas sobre os conteúdos trabalhados em sala de aula, como literatura, matemática e educação física. Uma das etapas era montar uma peça de teatro a partir do que aprenderam em sala de aula e criar um grito de guerra.

A pedagoga Julita Aparecida Beninca destacou a importância do trabalho realizado pela gincana: “É uma competição saudável que não visa um ganhador e sim uma aprendizagem conjunta e que ajuda a enriquecer o trabalho realizado em sala de aula. Outro ponto positivo é a interação de idade: crianças menores interagem com as maiores, e isso traz um grande conhecimento. Uma criança em convivência com outra criança que sabe mais, ela vai aprender apenas pelo convívio”. ”.

Museu do Boneco Animado

O Museu de Boneco Animado foi criado na primeira gestão do prefeito Setim, com o objetivo de conservar a história dos bonecos utilizados no Carnaval de Bonecos e possui uma ampla programação aos visitantes com entrada gratuita.

Em outubro, acontecerá uma nova temática de exposição que abordara a História do Museu, com exposição de bonecos e também com oficinas de teatro de mascara, de sombra, de vara, de marionetes e de manipulação direta.

Serviço

Endereço: Praça Getúlio Vargas

Telefone: para os interessados em formar grupos ou levar turmas de escolas, basta agendarem um horário através do número 3381-5903.

Exposição: de segunda a sexta, das 9 horas às 17 horas.

Contação de histórias: As atividades de oficinas e contação de histórias acontecem todas as quartas-feiras nos períodos da manhã e da tarde.

Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário