A Prefeitura de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Cultura, realiza o 9° Encontro de Corais neste sábado (19), às 19h no Teatro da PUC-PR Campus São José dos Pinhais.
O Encontro de Corais de São José dos Pinhais está em sua nona edição e é um festival de coro de caráter não competitivo, com o objetivo de estimular e difundir a arte do Canto-Coral além de incentivar o aprimoramento técnico dos coros, promovendo ainda o intercâmbio cultural entre a comunidade e os grupos participantes.
O Secretário Municipal de Cultura, Amarildo Rosa, destacou a importância do evento. “Este encontro busca fomentar a cultura dos corais para a população são-joseense, estimulando os grupos de corais existentes em nossa cidade e região”, disse o Secretário.
Nesta edição irão se apresentar seis corais, sendo eles: Coral da Igreja Batista Central de São José dos Pinhais, Coral Municipal de Pinhais “Notas em Cenas”, Coral Dante Alighieri, Coral Associação Santa Barbara – Criciúma (SC), Coral irmão Ático Rubini – PUC Paraná, e o Coral Melodia de São José dos Pinhais.
Conheça os corais participantes
- Coral da Igreja Batista Central de São José dos Pinhais
O Coral iniciou suas atividades no ano de 2003, sob a regência de Ismael Paiva. Desde 2004 tem como regente Maria Luisa Moda França Madeira. É um coral evangélico, que tem o propósito de engrandecer e louvar o nome de Deus, levando a mensagem do evangelho através da Música Coral.
- Coral Municipal de Pinhais “Notas em Cenas”
O Coral iniciou suas atividades no ano de 2010, sob a regência de Cíntia Bender, representou o município de Pinhais em diversas mostras e festivais de corais. Possui como diferencial a parte cênica, pois une, canto e coreografias.
- Coral Dante Alighieri
O Coral iniciou suas atividades no ano de 2013, através da iniciativa do atual presidente do Centro Cultural Ítalo Brasieliro Dante Alighieri, Marlus Aurélio Grassi Veloso. Tem como seu maestro Paulo Kühn, auxiliado por Jonathas Jessé Borges.
- Coral Associação Santa Barbara – Criciúma (SC)
O Coral iniciou suas atividades no ano de 1960, através da iniciativa do Padre Carlos Vech, após a chegada do músico e artista plástico italiano Padre Agostinho Capucci. Hoje, ainda fazem parte do grupo, coralistas daquela época. Com o retorno do Padre Agostinho para Itália assumiu como regente, o coralista Vilson Cunigo, depois Luiz Bernardes, Francisco Ross e José Teixeira. Depois, com a regência de Neri Antonio Milanez, durante 26 anos, até início de 2012. Hoje o coral é regido por Reinaldo Hoepers.
- Coral irmão Ático Rubini – PUC Paraná
O Coral iniciou suas atividades no ano de 2012, sendo integrado por alunos, professores e colaboradores da Pontifícia Universidade Católica do Paraná do Campus São José dos Pinhais e também por cantores da comunidade. O Irmão Marista Ático Rubini é autor de diversos livros de contos, literatura e religião. Também atuou como músico, tendo sido um dos regentes do Coral Champagnat e autor do Hino da PUCPR, além de publicar diversas coletâneas de obras corais pela Editora FTD.
- Coral Melodia de São José dos Pinhais
O Coral iniciou suas atividades no ano 2002, através de esforços de integrantes interessados em formar um grupo musical no município de São José dos Pinhais. Atualmente conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, através da Secretaria de Cultura. É composto por aproximadamente quarenta participantes em vozes mistas, compondo naipes como sopranos, contraltos, tenores e baixos, pessoas da comunidade em geral, que se dedicam ao aprendizado do canto.
O Coral Melodia possui um repertório com músicas eruditas, populares e sacras e tem se apresentado em diversos eventos como encontro de corais, homenagens em Hospitais e outras instituições, Missas, Cultos, Celebrações Festivas, participando também em Festivais Nacionais e Internacionais.
Serviço
9° ENCONTRO DE CORAIS DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS
Data: 19/10/2013
Horário: 19h00
Local: PUC-PR – Campus São José dos Pinhais – Rodovia BR 376, Km 14
Entrada Franca
Informações: (41) 3381-5902
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário