Na semana passada São José dos Pinhais recebeu 20 novos implementos agrícolas. São pulverizadores, colhedoras de forragens, enxadas rotativas, plantadeiras adubadeiras, rotoencanteirador, grades niveladoras, distribuidores de calcário e carretas hidráulicas basculantes, que logo estarão à disposição dos produtores do município.
Estes novos implementos são um complemento aos três tratores e outros implementos agrícolas que já haviam vindo para São José dos Pinhais, em 2011, através de uma emenda do então deputado federal Luiz Carlos Setim.
Para aqueles agricultores do município que não possuem máquinas agrícolas, a Prefeitura disponibiliza, através da secretaria municipal de Agricultura, diversos maquinários, pelo projeto “Patrulha Mecanizada”.
Com estas novas máquinas a patrulha agora conta com sete tratores, quatro grades niveladoras, seis grades aradoras, três pulverizadores, quatro subsoladores, dois arados, dois distribuidores de calcário e adubo, três enxadas rotativas, duas rotoencanteiradores, quatro carretas, dois batedores de cereais e três ensiladeiras.
Estas máquinas realizam serviços de preparo do solo, plantio, tombamento da terra, destocamento, aragem, colheita de forrageira para silagem e até a debulha mecânica de milho, num total estipulado de 20 horas por agricultor, com subsídio municipal de 100% no custo da hora/máquina, exceto o combustível utilizado.
O prefeito Setim participou da entrega e destacou a importância da produção rural na cidade. “São José dos Pinhais passa, ultimamente, por um crescimento industrial e comercial muito grande, mas, mesmo assim nós estamos procurando preservar a nossa produção agrícola. Por isso, é de nosso interesse que a secretaria de Agricultura trabalhe cada vez mais, no sentido de atender as necessidades dos nossos produtores rurais”.
A secretária de Agricultura, Daniella Setim, explicou como estas novas máquinas vão ajudar no trabalho da Secretaria. “Nós temos uma grande demanda do serviço prestado por estes maquinários, e agora, com a chegada destes implementos, nós podemos dar mais agilidade ao atendimento dos produtores”.
Em 2012 foram 375 produtores beneficiados e este ano a estimativa é de que 557 atendimentos sejam realizados, totalizando 2.219,7 horas trabalhadas. O inicio dos trabalhos com as máquinas ainda depende da liberação oficial dos documentos feita após a vistoria final da Caixa Econômica Federal.
Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais
0 comentários:
Postar um comentário