Publicidade

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Guaricana mostra potencial turístico em caminhada contemplativa

Passeio chegou a várias chácaras lindas que compõem a região

São José dos Pinhais possui potenciais turísticos consolidados como as cantinas italianas na Colônia Mergulhão e as pousadas na Colônia Murici. No bairro Contenda está a Guaricana, região conhecida pelas belezas naturais da Mata Atlântica, quando São José se encontra com Guaratuba, na Serra do Mar. Ontem (15), um grupo de 17 pessoas fez uma caminhada contemplativa por 12 km na Estrada Velha da Guaricana, onde está localizado o Campo Base Eco Guaricana, e ruas de terra próximas. 

“Adorei este passeio. Fiquei um pouco ansiosa se iria conseguir concluir o percurso e quando pensei em parar já estava em frente do local de chegada”, comemora Angélica Xavier, que veio da cidade de Guarapuava especialmente para o passeio.

A guia da caminhada, Paula Lipinski, destaca que todos fizeram o percurso com tranquilidade e cada participante encontrou seu ritmo. “Eles estão de parabéns. Vieram com o espírito de amizade aproveitando o trajeto para admirar a natureza, registrar as imagens com máquinas fotográficas e ainda conversaram com os agricultores locais, ou seja, sem correria e com muitas histórias para contar em um domingo de lazer”, diz Paula, que também acompanhou o almoço de confraternização servido com comida caseira. 

O Campo Base Eco Guaricana fica a apenas 25 km do centro de São José dos Pinhais e a 37 km do centro de Curitiba. Nesta Primavera, estão sendo organizados passeios de bicicleta e caminhada de aventura que se repetirão com mais novidades a partir de todo o ano de 2014, incluindo visitas a cachoeiras, subidas em montanhas, rapel, trekking, tirolesa, recolhimento de lixo, entre outras atividades ecológicas. Informações: (41) 3058-4192 / (41) 9918-5447 com Luci Ane Moro Rosa ou no e-mail luci.ane@ecoguaricana.com.br. 

Guaricana
A Guaricana é formada por centenas e centenas de hectares de mata nativa com milhares de Araucárias. O trecho entre São José dos Pinhais e o Litoral, na divisa do município com Guaratuba e Morretes, compreende uma vasta biodiversidade que tem sido interesse de projetos eco turísticos das três esferas governamentais. Duas usinas hidrelétricas da Copel, a da Chaminé (anos 30), e a da Guaricana (anos 50), ainda funcionam na região. 

Atualmente Área de Proteção do Estado, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), está na pauta dos deputados federais a criação do Parque Nacional da Guaricana. O Projeto Lei formalizaria o surgimento de uma das principais reservas federais de Mata Atlântica do País e o sexto parque nacional do Paraná. 

Leia a reportagem sobre o 1º Pedal da Guaricana
http://www.pautasjp.com/noticia.php?nid=2902 

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário