Segundo o consultor Claudinei Alves, o trabalho, como dos dentistas, requer um mínimo de conhecimento em Gestão para formação e manutenção da clientela
A formação acadêmica de profissionais liberais como advogados, engenheiros e dentistas praticamente não contemplam conhecimento e habilidades na área de gestão. Como muitos desses profissionais optam por empreender no mercado de trabalho, fica a sensação de dificuldade no momento de abrir e gerir um escritório ou clínica. Segundo o consultor empresarial Claudinei Alves, o trabalho, como dos dentistas, requer um mínimo de conhecimento administrativo para atender e formar clientela.
“Na área Odontológica, como outros segmentos de prestação de serviço, o tempo do profissional comumente é dedicado ao atendimento dos clientes e dessa forma pouco ou nenhum tempo é dedicado à gestão do negócio, essa atitude pode ser limitante no crescimento e desenvolvimento da empresa. Quando o profissional têm uma postura de gestor adota estratégias empresariais que podem levar a um melhor resultado no negócio. Por exemplo, custos fixos como aluguel, secretária e outras despesas que são melhor assimiladas quando há compartilhamento com colegas de profissão”, aponta Claudinei Alves.
De acordo com o consultor, uma clínica com uma proposta de gestão terá mais receita para investimento em infraestrutura, uma fachada melhor, um ambiente climatizado para os pacientes, equipamentos novos e outras estratégias comerciais em um negócio e não apenas um local de atendimento de Saúde Bucal.
O dentista Fábio Micrute foi um dos primeiros em São José dos Pinhais a investir em gestão
“Por meio de consultoria, há três anos assessoramos uma clínica dentária com vários profissionais onde o proprietário tornou-se um administrador do negócio, embora ainda se dedique ao atendimento de pacientes em sua especialidade, parte do seu tempo é voltado à especializações na área de gestão, participação em feiras e congressos e à gestão da clínica propriamente dita. Ao adotar essa postura, é possível implantar e gerenciar estratégias empresariais voltadas ao relacionamento com cliente, melhoria de processos internos, ações de expansão e imagem da empresa”, destaca o consultor.
“Ainda sobre o relacionamento, é possível acompanhar e contatar os pacientes, ligando, mandando e-mail e outras formas de comunicação de que a prevenção é sempre a opção mais barata, mostrando que clínica está preocupada com a saúde dos clientes”, finalizou Claudinei Alves.
Fonte: PautaSJP
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