Publicidade

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Após 14 anos, Prefeitura de SJP cancela Carnaval de Bonecos

1º desfile foi em 1999. Mais de mil pessoas participavam nos blocos.

São José dos Pinhais, como outras cidades pequenas, antigamente só tinha Carnaval de clube. As ruas no período mais festivo do País ficavam sempre vazias. Com a criação do projeto O Boneco e a Sociedade, na primeira gestão de Luiz Carlos Setim (1997-2000), atual prefeito, a cidade passou a ter Carnaval de rua em 1999. E com direito a belos desfiles, envolvendo as famílias e escolas distribuídas em diferentes blocos embaladas por um mesmo tema anual. Ontem (16), a Prefeitura comunicou que o Carnaval de Bonecos 2014, apesar de estar no planejamento financeiro de 2013, está cancelado. O principal motivo, segundo o secretário de Cultura, é o custo.

“São cerca de R$ 1 milhão para um evento de apenas um dia, que dura cinco horas, entre outros fatores como o impedimento do trânsito, a reclamação dos moradores do Centro, o transtorno quando chove. Ano passado, fizemos uma pesquisa sobre a participação das escolas e sentimos a dificuldade de envolvimento das comunidades. A falta de interesse é até um dos motivos de mudarmos o nome para um novo formato, intitulado Festival de Bonecos”, explica o secretário Amarildo Rosa, referindo-se a nova proposta.

A ideia é que as apresentações sejam no mês de abril, dentro do Ginásio de Esportes Ney Braga, durante dois dias, sendo o primeiro com desfile de estudantes de escolas públicas e privadas e no segundo dia das comunidades. “Não é o fim dos bonecos mas uma adequação. Queremos levar o projeto com as oficinas o ano inteiro para as escolas e o ponto alto serão as apresentações em abril. Neste formato, o custo é perto de R$ 300 mil, ou seja, um terço do que gastávamos”, avalia Amarildo Rosa. 

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário