Publicidade

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Monitoramento de trânsito em SJP tem dois órgãos responsáveis

Foto - Equipamento de controle na Av. Torres em trecho que é da Comec

O Plano de Aceleração do Crescimento da Copa do Mundo (PAC da Mobilidade) trouxe recursos para implantação de equipamentos de monitoramento do trânsito que, futuramente, serão utilizados como radares. A Prefeitura de São José dos Pinhais recebe as informações de abuso por parte dos motoristas em diferentes locais, como as avenidas Rui Barbosa e Américas. O controle é da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), órgão do governo do Estado, que organiza a instalação dos serviços no município. No caso da Avenida das Torres e a BR 376, a responsabilidade é compartilhada por órgão estadual e federal.

As informações de controle do trânsito no trecho entre o portal de São José dos Pinhais na Avenida das Torres até a trincheira da Avenida Rui Barbosa são da Comec, mas no trecho da trincheira da Rui Barbosa até o início do cruzamento da Rua Joinville com a BR 376, que ainda está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura Rodoviária (DNIT), as informações são administradas pelo órgão federal. 

Recentemente, novos equipamentos foram colocados na Avenida das Torres e BR 376. Para os milhares de motoristas que passam pela região o monitoramento com dois diferentes órgãos responsáveis em ruas, avenidas e na BR 376 não muda nada, pois os equipamentos por enquanto são apenas em caráter de controle, mas, para o início da cobrança como radar, a fonte de controle terá que ser feita por apenas um órgão e será transferida para a Prefeitura. 

Esta dupla responsabilidade é confirmada pelo diretor do departamento Municipal de Trânsito (Demutran), Eduardo Umbria. “O monitoramento no cruzamento da BR 376 com a Rua Joinville é de competência do DNIT. As outras câmeras de monitoramento ainda estão sob a responsabilidade da Comec e foram implantadas por meio do PAC da Mobilidade. Somente após o Mundial estes equipamentos serão repassados para a cidade e com o monitoramento do tráfego”, diz Eduardo Umbria.

Investimento
Sistema Integrado de Monitoramento Metropolitano (SIMM). Monitoramento de fluidez, segurança e eficiência no sistema viário da Região Metropolitana de Curitiba, com a implantação de Central de Controle de Operações (CCO), através de Circuito Fechado de TV (CFTV), Painéis de Mensagens Variadas (PMV), rede semafórica e conectividade. Valor total do investimento: R$ 19.858.776,50.

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário