Publicidade

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Polêmica no uso de aplicativos para pegar táxi chega a SJP

"São os passageiros que pedem", fala o taxista Carlos Caetano

A facilidade em pegar um táxi via uso de aplicativo no celular começa a gerar polêmica em São José dos Pinhais como já aconteceu em outras cidades, incluindo Curitiba. Na Capital, taxistas atendem o embarque via as mensagens de rádio das cooperativas e por meio dos sistemas on-line gratuitos nos telefones móveis. No começo do ano, a URBS chegou a notificar os motoristas curitibanos mas desistiu. A opção não é válida na licitação que foi organizada pela Prefeitura de São José dos Pinhais em 2012 e é contestada por uma parcela de motoristas que querem prestar o serviço via internet. 

O questionamento vem ganhando adesão, pois esta tecnologia não tem concorrência perante o contato com as operadoras. Ao ligar para as empresas cooperadas via telefone, o passageiro recebe uma estimativa de quando o táxi chegará. Com os aplicativos, é possível acompanhar a chegada do carro a cada metro. 

“Os passageiros pedem para que a gente tenha o aplicativo. Gostaria de usar só o aplicativo porque, para nós, as rádio-táxi cobram um taxa mensal de utilização dos equipamentos. Quem for pego usando o aplicativo vai sofrer punição. O custo de filiação à cooperativa para ter o equipamento de rádio é de mil reais por mês”, reclama o taxista Carlos Caetano, há 17 anos como motorista.

Carlos acrescenta que houve uma reunião com o prefeito Luiz Carlos Setim para rever a legislação mas o prazo estipulado para dar uma resposta já passou. “Formamos uma comissão de 15 motoristas e depois de duas semanas do encontro não chegou nenhuma informação oficial”, questiona Carlos Caetano.

Um taxista de Curitiba, que não quis se identificar, lembra que na Capital as cooperativas quiseram proibir o uso de aplicativos pelos taxistas mas isso não deu certo. “Se é melhor para o passageiro, que é o nosso cliente, melhor para nós. Nos últimos meses, eu tenho trabalhado com as mensagens de rádio da minha cooperativa e com o aplicativo”, fala o taxista curitibano.

Atualmente, a frota de táxis em São José dos Pinhais é de mais de 500 veículos. Os aplicativos mais utilizados pelos taxistas e passageiros são o 99 Táxi e o Nacional Isetáxi. Pelos sistemas, é possível localizar o táxi livre mais próximo no mapa, o trajeto que ele está fazendo e o tempo previsto da chegada, incluindo o nome e telefone do taxista. Segundo as empresas de aplicativo, mais de 700 taxistas estão credenciados em Curitiba.

Ainda ontem (04), o PautaSJP.com entrou em contato com a Prefeitura que avisou que retornaria hoje (05) de manhã. A reportagem dará continuidade à matéria em conversa com os presidentes das cooperativas. 

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário