Usina Hidrelétrica da Guaricana, unidade da Copel, agora é vizinha ao parque
Muitas crianças visitaram ontem (05), no Dia Mundial do Meio Ambiente, uma exposição em formato de feira na Rua XV de Novembro promovida pela Prefeitura com outros órgãos ligados ao setor como Sanepar e Copel. Daqui a alguns anos, talvez o evento tenha um estande do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) com informações do Parque Nacional do Guaricana. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é quem regula a manutenção e visitação de todos os parques nacionais. A informação de criação em São José dos Pinhais de uma Unidade Federal Ambiental, que chegou pela manhã, via o governo do Estado, foi uma ótima notícia para todos os participantes da feira e cidadãos em geral.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Gastão Vosgerau, o anúncio ampliará o potencial de interesse na área de Mata Atlântica da cidade. “Acredito que esta medida não fechará as portas, mas abrirá ao governo municipal e aos são-joseenses muitas oportunidades, incluindo uma atenção internacional, pois o município passa a ser referência para todo o mundo”, destaca Gastão Wosgerau.
A área fica entre as BRs 376 e 277, com 45 mil hectares de Mata Atlântica, e faz divisa com Guaratuba e Morretes, municípios que também estão dentro do parque. O Guaricana torna-se o sexto parque nacional e a décima quinta unidade federal de conservação no Paraná. Nessas localidades de proteção integral, somente atividades de educação ambiental, pesquisa e turismo monitorado são permitidas. Antes do decreto governamental, a região era responsabilidade do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), órgão do governo do Estado.
Apesar do novo parque ser formado quase que totalmente por uma vegetação primária, onde há poucos moradores, somente na parte de pesquisa São José dos Pinhais terá um incremento pela provável visitação de muitos estudiosos de universidades federais, técnicos e ambientalistas. Por meio do Eco Turismo, a contribuição para bairros vizinhos como Córrego Fundo, Contenda, Malhada e outras localidades é inestimável.
Feira da Integração Ambiental e Trânsito
A Feira da Integração Ambiental teve um estande da Secretaria de Trânsito onde as crianças viram a bicicleta como alternativa de mobilidade sustentável. “Nós enfatizamos a relação de não poluição deste modal e que não se trata de um brinquedo quando utilizado nas ruas”, comentou Silvana Ferraz.
“As crianças ficam surpresas de que as calçadas são apenas para os pedestres. Nós explicamos que é possível andar nas ruas com a segurança necessária, sendo somente no mesmo sentido da via ocupada”, disse a guarda municipal Marcia Silva.
Fonte: PautaSJP
0 comentários:
Postar um comentário