Publicidade

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Exposição de bicicletas começa segunda (15) no Shopping São José. Mostra cultural traz a história deste meio de transporte com modelos conceituais como a bike biblioteca

A curadora da iniciativa Katia Velo com modelo de 1942 

Bicicletas de bambu, de vidro, madeira, modelos antigos e até uma bike biblioteca são algumas das curiosas peças que integram a inédita exposição “A 2ª Melhor Invenção do Homem”, que terá abertura segunda (15) de setembro no Shopping São José, em São José dos Pinhais. A mostra terá 16 modelos, desde relíquias de décadas passadas até protótipos futuristas, passando pela bike elétrica e muitas curiosidades. A mostra fica em cartaz até o dia 28 do mês, com entrada franca.

Organizada pelo jornalista e ambientalista Marcos Rosa Filho, a exposição tem como objetivo celebrar a bicicleta como ferramenta de transporte ambientalmente correta e alternativa esportiva saudável, além de ressaltar sua ligação com a cultura. O evento terá ainda "test drive” de alguns modelos, palestra sobre as “magrelas” no cinema e a segunda edição do Desafio Intermodal de São José dos Pinhais, no qual usuários de diferentes meios de transporte, entre eles as bikes, vão percorrer o mesmo percurso para ver qual o mais eficiente quanto a tempo, investimento e emissão de gás tipo CO.

Modelos de encher os olhos
A mostra faz um passeio por várias décadas. Há modelos de bicicletas desde os anos 1930 até os 1980, com peças valiosas. “Há bikes que chegam a ter um valor de mais de R$ 10 mil”, comenta Marcos Rosa Filho, “por terem se mantido inteiras ao longo de décadas e guardarem a memória deste meio de transporte”.

Modelos curiosos como as bicicletas com quadros de vidro e de bambu também se destacam pelo design criativo. A de bambu, juntamente com a elétrica, poderão ser experimentadas pelos visitantes, em test-drives numa área reservada na frente do shopping. Bikes modernas, como modelos speed, mtb e de passeio, também marcam presença. Outra alternativa de quadro é uma inteiramente de compensado tipo super MDF.

Já a bike biblioteca tem uma função social: pede doações de livros para os visitantes, que serão doados para escolas da rede pública de ensino. A Livrarias Curitiba fará as primeiras contribuições, estimulando novas doações de quem passar pela mostra.

A ideia da exposição surgiu da paixão do ambientalista Marcos Rosa Filho.“No ano passado, comecei a transformação da chácara de minha família em São José dos Pinhais em um campo base ecológico, chamado Eco Guaricana”, explica.“Recebemos pessoas interessadas em caminhar e pedalar na natureza. E a bicicleta representa um dos meios de transporte mais limpos, ligados a este conceito de não poluir o ambiente. Então decidi homenageá-la, apresentando um histórico divertido e convidando a população a se envolver com o mundo das bikes”.

História
Alguns dos modelos fazem parte da história da cidade. A bicicleta do padre Pedro Fuss, que comandou a Paróquia da cidade entre as décadas de 1950 e 80 e ficou conhecido como padre ciclista, faz parte da exposição. Outra história inusitada é a do barbeiro João Dombrowski, que nos anos 60 levou uma pequena espécie de Araucária à Brasília montado em sua bicicleta, entregando a muda para o então presidente Juscelino Kubitschek, em uma aventura de mais de 1500 km.

A mostra contará ainda com a palestra “O Cinema e a Bicicleta”, com Marden Machado no Teatro Sesi (dia 18, às 18h30), e após a exibição do filme “Perigo por Encomenda”. No dia 25 de setembro, às 18h, acontece o II Desafio Intermodal de São José dos Pinhais, que propõe avaliar qual o meio de transporte mais eficiente. O Desafio acontece na mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Trânsito.

Serviço
Exposição de bicicletas no shopping São José.
Datas: de 15 a 28 de setembro.
Horário: funcionamento do Shopping – Segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, domingo das 11h às 22h.
Local: Piso L1 do Shopping São José – R. Izabel A Redentora, 1434 – Centro – São José dos Pinhais.
Entrada franca.

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário