Publicidade

segunda-feira, 23 de março de 2015

Curitibanos fazem 40km Eco Guaricana–Castelhanos, área rural SJP

Anselmo Claudino no pedal de sábado (21) com seus novos clientes ciclistas

O verão 2014/2015 terminou mas para a comunidade do Castelhanos, na área rural de São José dos Pinhais que fica na Serra do Mar divisa com Guaratuba, a estação marcou o início de propagação entre as atividades esportivas de aventureiros que descobriram a localidade. A paisagem de Mata Atlântica e o plantio de bananas agora também é formada por pessoas praticando caminhada, corrida cross country e outros esportes considerados ecológicos. No último sábado (21), um grupo formado principalmente por ciclistas de Curitiba fez o trajeto de 40 km entre o campo base Eco Guaricana, bairro Contenda, e o Castelhanos.

Após tomarem café, e o aquecimento nas trilhas internas da Eco Guaricana, os bikers seguiram pela estrada que liga as chácaras e fazendas em meio à área de proteção ambiental. Depois de alguns trechos de subidas na Serra da Guaricana tem as descidas pela Serra do Castelhanos que é formada por uma vegetação extremamente verde, o que mostra a riqueza da fauna e flora entre São José dos Pinhais e o Litoral. Na chegada, um churrasco esperava os pedalistas.

O proprietário do bar e restaurante, Anselmo Claudino, conta que foi a terceira vez que um grupo pedalou até seu estabelecimento. “Hoje, eu coloco um pouco mais de carne no freezer porque os grupos menores geralmente não avisam e daí consigo atendê-los”, diz Anselmo, que de segunda a sexta trabalha com as bananas e fim de semana está com a família na cozinha. “Todo mundo ajuda. É como na Agricultura, cada um faz um pouco”, complementa o comerciante cuja renda com a venda do fim de semana começa a se aproximar do lucro com o plantio.

Além de curitibanos, os catarinenses estão descobrindo o Castelhanos, incluindo compradores de chácaras. Representantes da Cooperativa dos Agricultores Familiares da Colônia Castelhanos (Coocastel) relatam que carros com placas de Joinville, São Francisco do Sul e Itajaí já não são raros.

“Os agentes de Turismo especializados em passeios de aventura e natureza cada vez mais procuram a região porque as famílias e os esportistas querem ar 100% puro. Notamos que foi em 2014 que o movimento do Eco Turismo cresceu, o que é muito bom para nós como uma atividade extra. Os moradores ficam até espantado principalmente com os grupos que passam correndo pelas subidas e descidas por quase 20 km de terra”, lembra Fábio Miguel, vice-presidente da Coocastel. 

MTB
Entre os participantes do passeio de mountain bike (mtb), estava o desenhista industrial André Bobko, um dos ciclistas da capital do grupo do bairro Santa Felicidade. “Nunca tinha andado pela área rural de São José dos Pinhais e nesta primeira vez já pedalando em um espaço tão bonito e que praticamente faz parte do Litoral”, elogia André Bobko.

O proprietário de uma loja de informática em São José dos Pinhais, Luciano Nomyama, conhece bem bairros rurais mais próximos como Murici e Malhada e também estreou no Castelhanos. “Tinham me falado muito daqui e surgiu a oportunidade e pretendo voltar”, projeta Luciano. 

O grupo foi capitaneado pelo representante comercial João Ricardo Rossi. “Quando estive de carro analisando o percurso há algumas semanas tinha certeza que o trajeto proporcionaria um ótimo pedal e com a recepção no almoço e a atenção dos moradores o passeio ficou ainda melhor”, avalia João Rossi.

Informações www.ecoguaricana.com.br outras imagens no Facebook Eco Guaricana.

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário