Publicidade

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Profs. de SJP entram na greve contra “empréstimo” na Previdência

Educadores da rede estadual, antes de seguirem aos protestos na Assembleia às 10h hoje (27), foram às escolas atender aos poucos pais e alunos que apareceram 

Reportagem apurou que nesta segunda poucos alunos foram às unidades educacionais

Como em fevereiro deste ano, a paralisação dos professores da rede estadual, que gerou impasse nas negociações com o governo Beto Richa, deflagrou novamente a greve em todo o Paraná incluindo São José dos Pinhais. Hoje (27), no portão do Colégio Silveira da Motta, localizado no Centro, um dos maiores da cidade, poucos alunos e pais apareceram. Os educadores, antes de saírem em grupo para os protestos na Assembleia Legislativa, se concentraram nas unidades educacionais.

“A classe ainda não recebeu as premiações e progressões da categoria que são de direito ao servidor e o governo retoma a intenção de fazer alterações na Previdência que já foi uma das principais reivindicações. Tentamos, nas mobilizações do fim de semana e hoje, passar aos pais e alunos o motivo da interrupção das aulas”, comenta o diretor geral do colégio, Fabiano Setim.

Uma aluna, que chegou a ir com a mãe ao Silveira da Motta, diz que o assunto já foi roda de conversa entre os estudantes que querem mais respeito com os professores. A professora de Educação Física na mesma unidade, Maite Motta, considera que a presença de mais de mil policiais militares para impedir as manifestações diante dos deputados não provocarão a desistência do movimento. “Ficamos constrangidos, a palavra é constrangimento, mas isto não vai nos calar”, projeta Maite Motta.

De acordo com o governo do Paraná, a utilização dos recursos da Previdência para dar fluxo ao caixa do Estado não vai mudar em nada quanto a aposentadoria dos professores e demais funcionários públicos. O projeto a ser votado entre hoje até quinta, pelos deputados estaduais, número 252/2015, trata da revisão do plano de custeio do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Paraná. “ O governo do Estado continuará arcando, mensalmente, com R$ 380 milhões para os benefícios de aposentados e pensionistas civis e militares. O que não altera em nada o pagamento dos proventos para aposentados e pensionistas, que é uma responsabilidade constitucional do Estado”, afirma a presidente da Parana Previdência, Suely Hass. 

Fonte: PautaSJP

0 comentários:

Postar um comentário