Publicidade

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Festival Literário de SJP começa com grande participação da comunidade escolar

Crianças descobrem os caminhos do conhecimento através do livro

“Cantando” histórias, o compositor e cantor carioca Paulo Bi abriu na manhã desta segunda-feira (05) a 2ª edição do Festival Literário de São José dos Pinhais (Flijo). Bi encenou seu repertório usando instrumentos de percussão, fantoches, adereços e bonecos, tornando lúdica a participação de crianças e também de adultos. Outros importantes nomes da literatura infanto-juvenil brasileira seguem se apresentando no Flijo, até o dia 10 de novembro.

O cantor e compositor Paulo Bi, conta histórias utilisando diversos instrumentos lúdicos

Dentre os principais nomes estão o escritor e apresentador Pedro Bandeira, que se apresenta amanhã, às 9h, o criador do Castelo Rá-tim-bum, Flávio de Souza, a escritora mineira e revelação infanto-juvenil Paula Pimenta, a autora peruana Gloria Kirinus e outros importantes autores que farão com apresentações variando entre contação de histórias, teatro de fantoches, apresentação de dança e momento com escritores.

Conforme explica o secretário de Cultura de São José dos Pinhais, Christian Bundt, os professores que visitam o Flijo com seus alunos têm afirmado que a segunda edição do festival está bem mais atraente do que no ano passado. “Aprimoramos a programação e com a experiência da 1ª edição, prevenimos possíveis falhas, de modo que tudo começou bem. Até mesmo a mudança do local, agora mais para o centro da Rua XV, também é interessante para o acesso do público e para os lojistas divulgarem seus produtos”, avalia o secretário, destacando a participação do Instituto Renault , que patrocina R$40 mil em vales-livro, distribuídos aos alunos das escolas inscritas (em média $10 por aluno) que assim podem adquirir volumes livros de sua preferência junto aos sete livreiros expositores.

Acompanhado da mãe e da avó, José Felipe Stevão não foi com a turma da escola Alexandre Borges, onde estuda, na Borda do Campo. Ele mesmo passou pelo local, no domingo, e percebendo as instalações para o Flijo, pelo qual já tomara gosto na 1ª edição, pediu à família que o levasse. “Talvez a escola também venha, mas eu já vim hoje, porque gosto da leitura das histórias, do jeito que eles contam. Eu fico brincando com as outras crianças depois”, disse José Felipe.

Alunos do 1º ano da Escola Municipal Alexandre Borges, interpretam a música Boneca de Pano

Dividindo com uma colega o cuidado com os 39 alunos que trouxeram da Escola Municipal Santa Rita, a professora Liliane Machado disse ter se surpreendido com a organização do evento. “Quando as crianças têm o contato com o livro e escolhem alguma obra para e levarem para suas casas, isso é maravilhoso, pois descobrem o caminho do conhecimento“, comenta Lílian.

As apresentações seguiram com os escritores infanto-juvenil Alex Gomes, Engelbert Schlogel e E. M. Alexandre Borges. “Um evento assim, sobre cultura – o que quer dizer que em nossa cidade tem cultura, faz a gente se sentir bem e orgulhoso”, acrescenta a aluna Gabriele Teixeira Rodrigues, também da Escola Santa Rita.

O Flijo vai até o próximo sábado (10), e as escolas estão levando seus alunos para as visitas guiadas às apresentações, conforme programação.


Fonte: Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais

0 comentários:

Postar um comentário