Publicidade

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Demutran e Infraero realizam campanha educativa no Afonso Pena


Agentes do Demutran e da Infraero entregaram material informativo sobre o uso das vagas especiais em estacionamentos

O Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) de São José dos Pinhais e a Infraero realizaram uma campanha educativa, nesta quarta-feira (22), para conscientizar os usuários do Aeroporto Internacional Afonso Pena sobre o uso das vagas reservadas para deficientes e idosos. Durante todo o dia, equipes orientaram os motoristas que entravam no estacionamento e explicavam sobre as credencias necessárias para utilizar as vagas especiais.

Segundo a coordenadora de educação para o trânsito do Demutran, Josiane Inácio Arruda, o Conselho Nacional de Trânsito determina que 5% do total de vagas sejam destinadas para idosos e 2% para deficientes. “Esta norma vale tanto para estacionamentos públicos como privados. Para ter direito ao uso destas vagas, é necessário portar uma credencial emitida pelo município onde a pessoa reside. Ela é válida em todo o país”.

Josiane ainda destaca que não necessariamente o idoso ou o deficiente precisam fazer a credencial. “Muitas vezes, estas pessoas dependem de parentes para a locomoção. Neste caso, eles podem fazer a credencial em nome deles para utilizar as vagas especiais”, esclarece. 

O motorista que estacionar em um local destinado a idosos ou a deficientes, pode ser multado em R$ 53,20 e ainda receber três pontos na carteira. “A principal recomendação para o trânsito é que as pessoas pensem no coletivo. Uma atitude individual em benefício de toda a sociedade faz a diferença”, afirmou Josiane.


Fonte: Prefeitura Municipal de são José dos Pinhais
Foto: Sérgio Sabino

0 comentários:

Postar um comentário